Se existe alguém no triathlon que faz provas na distância Ironman como se fosse um sprint, esse alguém é o checo Petr Vabrousek. Aos 45 anos (faz 46 mês que vem) ele continua sua saga nas longas distâncias e completou a 198ª prova na distância Ironman. Sim, quase 200 eventos na distância de 3.8km de natação, 180km de bike e 42.2 de corrida!
Ontem ele venceu mais uma prova na icônica distância, o Triathlon da Estônia, em 9h57min19s. O tempo foi alto, mas as condições do evento foram bem adversas, com ondas grandes na natação e ventos cruzados de 60km/h no ciclismo.
Esta foi 198ª prova na distância Ironman que Vabrousek completou, e a 44ª que ele venceu. Por mais de 100 vezes ele ficou entre os Top 10 na distância. Ele tem 15 participações em Kona como profissional, e seu melhor resultado foi um 19º geral em 2002. Sua primeira prova de Ironman foi na Austrália, em 1999, quando ficou em 6º lugar. No ano seguinte já venceu o Ironman África e Ironman Ásia (como eram chamadas as provas à época) e não parou mais…
Correu praticamente no mundo todo, inclusive nove vezes no Ironman Brasil, em Florianópolis, conquistando o 3º lugar em 2009, seu melhor resultado por aqui. Além da paixão pelo Ironman, Petr já competiu provas de Ultraman (venceu a Flórida ano passado) e foi 3º no Mundial do Havaí, Ultramaratonas na neve, na montanha, no deserto, eventos de Swimrun, duathlons. Ele não para! Apesar de hoje dia não participar frequentemente das grandes provas da marca Ironman, ele é um ídolo na República Checa e continua com praticamente os mesmos patrocinadores de antes. Um reconhecimento pela carreira dessa lenda do endurance.