Porto Seguro resgata a Longa Distância com atletas profissionais

Campeonato Brasileiro de Longa Distância  coroou novos campeões

Foi realizado neste final domingo em Porto Seguro, Bahia, o Campeonato Brasileiro de Longa Distância de Triathlon.

No final, a paulista Bia Neres e o potiguar Danilo Pimentel sagraram-se campeões em um evento que resgatou a origem das primeiras seletivas para o Ironman do Havaí e palco também do primeiro Ironman oficial no país, realizado em 1998.

O Triathlon Internacional de Porto Seguro ArcelorMittal reuniu a elite do esporte para o evento com cerca de 200 amadores, que disputaram a distância aproximadamente de 1900m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida.

A prova
Com o vendaval na madrugada o dia amanheceu com mar mexido,  tendo a largada atrasada em quase 1h devido a dificuldade da colocação das bóias do percurso. Com toda a dificuldade os atletas percorreram mais de 2.3 km de natação em um percurso de 2 voltas.

Diogo Sclebin liderou o pelotão depois da natação, seguido de Igor Amorelli, Danilo Pimentel e Thiago Vinhal. Após a subida que leva ao aeroporto, vindo da orla, Danilo Pimentel liderava e já se destacava seguido de Igor Amorelli. No final da segunda volta, Amorelli assumiu a ponta chegando à transição para o ciclismo com 1min30s de vantagem sobre Pimentel e 4min à frente de Santiago Ascenço – que vinha em forte perseguição.

Na corrida, Pimentel assumiu a ponta no início da 2ª volta mas acabou sendo ultrapassado pelo goiano Santiago Ascenço, o mais rápido do dia. Amorelli caiu para terceiro após pagar uma penalidade.

O carioca, radicado em Belo Horizonte, Diogo Sclebin, com a melhor corrida do dia, fechou em 4º, seguido do chileno Nico Saez em 5º e Thiago Vinhal em 6º.

Desclassificação
Para surpresa de todos, o grande campeão Santiago Ascenço foi desclassificado junto com Thiago Vinhal, por deixar material “fora” da caixa da transição. Durante o percurso de 4 voltas de corrida,  quem não parou e cumpriu o regulamento de 1min de stand down, foi desclassificado. Ascenço e Vinhal foram dois da elite, respectivamente o 1º e 6º colocados – mudando o resultado após a chegada final.

Bia Neres domina
No feminino, a paulista Bia Neres assumiu a ponta no início do ciclismo após uma natação no grupo líder.

Sempre seguida de Bruna Mahn, as duas abriram muito da concorrência, sobre as duas rodas. Na transição, menos de 1min as separavam, mas desde o início o ritmo mais forte de Bia era evidente. Com a melhor corrida do dia ela cruzou a linha de chegada absoluta, sagrando-se campeã brasileira de longa distância. Bruna Mahn, em boa prova, foi a vice, com a a jovem Bruna Stolf em terceira. Pietra Meneghini e Georgia Zattar fecharam o pódio, na 4ª e 5º colocações respectivamente.

A triatleta Fernanda Penkal, que fazia sua estreia na Categoria Elite, infelizmente se chocou com uma moto que vinha na contramão dos atletas, vindo a cair e sendo levada de ambulância para o hospital. A atleta passa bem. O evento foi um resgate de uma cidade que tem cara de triathlon, e que esperamos que se perpetue junto à valorização do triathlon profissional. Ajustes sempre são necessários e, para 2023, existem condições de serem feitos,  principalmente no percurso de ciclismo e segurança dos atletas.

O Triathlon Internacional Porto Seguro ArcelorMittal conta com o patrocínios do Governo do Estado da Bahia – Secretaria de Turismo, Prefeitura de Porto Seguro – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Secretaria Municipal de Turismo, Caffeíne Army e Continental

Resultados e Parciais: Triathlon internacional de Porto Seguro

Redação

redacao@golonger.com.br