A Tri Sport Magazine comemora 23 anos neste mês de dezembro, e há 16 anos que realizamos o Prêmio “Melhores do Ano”
A Tri Sport Magazine comemora 23 anos neste mês de dezembro, e há 17 anos que realizamos o Prêmio “Melhores do Ano”, que nada mais é do que uma distinção e reconhecimento aos triatletas que se destacaram no ano corrente. Em 2022, na categoria “Melhor triatleta do ano”, independente da distância, o nosso time da redação destacou Manoel Messias.
Messias, de 25 anos (faz 26 no dia 19 de Dezembro) teve como maior destaque o 3º lugar na World Triathlon Championship Cagliari, um resultado espetacular. Além desse, ele foi vice-campeão dos Jogos Sul-Americanos de Assunção no Individual e campeão no Revezamento, 6º na World Cup Karlovy Vary, campeão da World Cup Valencia, 2º na World Cup Arzachena, e campeão da Americas Cup Viña Del Mar, Americas Cup and South American Championships Villarica e do tradicional SESC Triathlon Caibá, entre outros bons resultados.
Abaixo estão as demais categorias, que divulgaremos também através de nosso Instagram, no decorrer da semana:
Olímpico (inclui Standard e Sprint):
Manoel Messias
Vittoria Lopes, de 26 anos, teve como melhor resultado a 6ª colocação na recente World Triathlon Championship Series AbuDhabi, diante das melhores triatletas do mundo na distância olímpica. Este Top 6 foi o melhor resultado de uma brasileira na história da World Triathlon. Além desta conquista, ela também foi a 7ª colocada no PTO Canadian Open, foi campeã pan-americana com a seleção brasileira no Revezamento Misto no Americas Triathlon Championship Montevideo e medalha de prata no individual do mesmo evento, mesmos resultados conseguidos nos Jogos Sul-Americanos, em Assunção. Além disso, ela foi a primeira atleta sul-americana a competir na renomada Collins Cup, representando a Equipe Internacional.
Longa distância:
Reinaldo Colucci, de 37 anos, conquistou o terceiro lugar no Challenge Roth, o quarto lugar no Challenge Puerto Varas e a vitória no Ironman Brasil, prova que ele almejava desde jovem em vencer.
Pâmella Oliveira, de 35 anos, obteve o segundo lugar no Clash Miami, a 3ª colocação no Ironman 70.3 Santa Cruz, a vitória no GP Extreme Penha e a vitória no Ironman Brasil.
Amador:
José Belarmino dominou a categoria 45/49 anos… no mundo! Literalmente! Ele foi campeão mundial de Ironman, no Havaí, e de Ironman 70.3, em St.George; além de ter vencido o Ironman 70.3 Florianópolis e Ironman 70.3 Fortaleza (provas disputadas exclusivamente por amadores) e sua categoria no Ironman Brasil. Também foi campeão geral do Blue Series Long Distance Pirassununga, 2º amador geral no Ironman 70.3 SP (campeão de sua categoria), campeão 45/49 anos no Internacional de Santos e campeão geral olímpico do TRIDAY Series Santos
Ana Augusta Soares, a “Mãe Malvada”, foi campeã mundial na categoria 35/39 anos, no Havaí, sendo a 4ª triatleta amadora a cruzar a linha de chegada, além de ter vencido a mesma categoria no Ironman Brasil, fazendo o 3º tempo geral feminino, incluindo as atletas profissionais.
Revelações:
Antônio Bravo Neto foi campeão mundial Universitário e prata no Revezamento Misto da mesma competição; na categoria Sub-23, foi o 11º colocado no Campeonato Mundial, prata na Americas Triathlon Championships Montevideo e ouro na Americas Triathlon Cup and South American Championships Formosa; na Categoria Elite, onde também já corre, ele foi 4º colocado na Americas Triathlon Cup and South American Championships Formosa (prova onde foi o melhor Sub-23, como já destacado), e 7º na Americas Triathlon Cup Salinas, entre vários outros bons resultados.
Bruna Stolf foi a 3ª colocada no Brasileiro de Longa Distância, em Porto Seguro, campeã do Brasileiro de Duathlon Standard, Campeã do Iron Cruz, 3ª no GP Extrema Penha
Paratriatleta:
Jessica Messali Ferreira é o grande nome do paratriathlon nacional. Neste ano ela conquistou o bronze na World Triathlon Championship Finals Abu Dhabi, World Triathlon Para Series Swansea, World Triathlon Para Series Yokohama e medalha de ouro na Americas Triathlon Para Championships Sarasota-Bradenton.