Brasileiro Fernando Toldi, terceiro lugar em Cozumel, tem sua participação confirmada no evento
Neste sábado, na Espanha, ocorre o Challenge Peguera-Mallorca. Segundo a organização do evento, é um triathlon diferente, duro e espetacular de meia distância, que mostra a essência do é competir em Mallorca.
A competição envolve um percurso de natação com 1,9 km começando na Baía de Peguera e tendo seu retorno na praia de Torà. Depois disso, os triatletas chegam à zona de transição (T1, T2), a cerca de 140 metros da água.
Em seguida, os competidores montarão em suas bikes e percorrerão 90 km em duas voltas. A pista promete ser bastante técnica e exigente por envolver diferentes tipos de terrenos, como montanhas e costas, além de subidas e descidas impressionantes. O trajeto envolve a passagem por diversas cidades tradicionais e costeiras da Espanha.
Por fim, a maratona será em quatro voltas com o total de 21 km a serem desbravados. O curso decorre inteiramente pelo centro de Peguera, uma cidade turística no município de Calvià. Serão voltas que se alternarão entre a avenida e o passeio marítimo que une as praias de Tora, Els Morts e La Romana. A linha de chegada encontra-se na praça que une a praia com o bulevar, no coração de Peguera.
A disputa feminina envolve alguns nomes importantes da modalidade como Nicola Spirig, vencedora de três Challenges este ano (Nice, Walchsee e Gran Canária), e Lucy Hall, também tricampeã em 2021 (Gdynia, Samorin e Budva). Também participarão Jodie Stimpson, Imogen Simmonds e India Lee.
Já entre os homens teremos Magus Ditlev, em sua primeira competição depois de seu drama pessoal em Montenegro, Collin Chartier, Ruedi Wild, Robbie Deckard, Sam Wade e Thomas Davies. O brasileiro Fernando Toldi, terceiro lugar no IM de Cozumel em setembro desde ano, também irá participar no triathlon em Mallorca.
Em entrevista exclusiva para a Trip Sport, Toldi, que também irá disputar o IM 70.3 de Cascais semana que vem, contou sobre sua expectativa quanto a competição:
Como está a preparação para os triathlon em Mallorca e Cascais ? Algum treinamento específico para essas competições?
A preparação não mudou muito. Consegui treinar bem nos últimos meses (pré mundial) e agora estou na fase competitiva, colocando em prática tudo isso! Portugal na sequência será boa, venho embalado do ritmo da última prova .
E qual a expectativa dentro da competição depois de ficar em terceiro no IM 70.3 de Cozumel?
A expectativa sempre é boa, a prova aqui está muito forte! Com um start list de peso, correr na Europa sempre com o sarrafo mais alto! 54 profissionais aqui largando! Pra mim é uma ótima oportunidade de novamente estar alinhado com os melhores e buscando a evolução sempre! Uma prova dura e técnica, terá transmissão ao vivo
Qual é a logística para se disputar competições em países diferentes? Ainda mais com apenas 10 dias de diferença entre uma e outra.
A logística não é muito grande, pela facilidade de se viajar na Europa e os países serem relativamente perto uns dos outros. Mallorca a Lisboa são apenas 1h20 de voo.