Campeonato Africano de Ironman em Port Elizabeth oferece vagas para o mundial
No masculino o americano Ben Hoffman, campeão em 2017 e recordista da prova com 7h57min, retorna depois de um ano passado repleto de lesões que o tirou da disputa do mundial de Kona. Com ele o sul-africano Kyle Buckingham, atual campeão e uma legião de triatletas europeus incluindo o belga Bart Aernouts, atual vice-campeão mundial de Ironman.
Ainda sobre os favoritos, o inglês Tim Don não parou desde o ano passado, tentando recuperar a sua grande forma de 2017, quando bateu o recorde mundial em Florianópolis. Depois do trágico acidente em 2017 há poucos dias do mundial, quando foi atropelado e teve o pescoço quebrado, Tim conseguiu se recuperar e estar presente em Kona ano passado, mas longe da sua brilhante forma. Ele parece estar de volta e vai ser bonito vê-lo recuperado.
O Ironman da África do Sul oferece 6 vagas para os primeiros colocados no evento que tem os status de Championship. Serão 2 vagas para o masculino e 2 vagas para o feminino. As outras duas vagas serão alocadas conforme representatividade e provavelmente irão para o masculino, visto o número de atletas na disputa, montando 4 vagas para os homens.
No feminino, a excelente inglesa Lucy Charles, vice-campeã mundial, é a grande favorita para conquista da vitória e primeira vaga. Confira o start list abaixo: