Neste final de semana será realizada a penúltima etapa do ano da ITU World Cup, em Lima , no Peru, cidade que traz boas recordações para os brasileiros, que recentemente conquistaram quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos.
Entre as mulheres, a experiente japonesa Ai Ueda vem de uma vitória semana passada na World Cup Miyazaki, na sequência de seu 2º lugar na WC Tongyeong, tanto que é a atleta com melhor ranking feminino do evento e tem a responsabilidade de carregar o número 01.
Além dela, o Japão terá Yuka Sato, Juri Ide e Niina Kishimoto disputando os preciosos pontos para as vagas da equipe nos Jogos Olímpicos em casa no próximo ano. A mais nova das quatro, Kishimoto obteve resultados consistentemente sólidos em sua primeira temporada no Circuito Mundial, chegando finalmente ao top 10 da Copa do Mundo em Weihai.
Nomes familiares como Barbara Riveros (CHI), Maria Czesnik (POL) e Andrea Hewitt (NZL) procurarão usar toda a sua experiência para performar. O trio tem nada menos que oito participações olímpicas entre elas e Tóquio 2020 continua no foco.
O Brasil será representado por Beatriz Neres, que semana passada conquistou a medalha de ouro por equipe nos Jogos Mundiais Militares, Djenyfer Arnold e Luma Guillen, que também ajudou o Brasil no 7º CISM.
HOMENS
O medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em Lima 2019 foi o mexicano Crisanto Grajales, e ele retorna ao local desse sucesso há três meses, agora atrás de outro bom resultado, como seu convincente top 10 em Tongyeong, há duas semanas, ao lado dos companheiros de equipe Rodrigo Gonzalez e Irving Perez.
Em seu caminho e carregando o número um dos homens neste fim de semana, estará Morgan Pearson, dos EUA. Atualmente o terceiro melhor americano no ranking olímpico e sedento por acumular pontos de qualificação mais preciosos, Pearson conquistou a prata na WC Huatulco em junho e, como um dos corredores mais fortes do Start List, estará confiante de que poderá vencer se estiver entre os líderes na T2.
O brasileiro Manoel Messias teve um 2019 de altos e baixos, mas seus dois picos indubitáveis foram em Lima, quando conquistou o ouro no Pan-American Mixed Relay, depois de ter garantido a prata no individual. Junto com Messias, o Brasil vem com um mix de experiência e juventude. Reinaldo Colucci estará de volta às competições após fraturas no braço decorrentes de uma queda de bike na WTS Edmonton este ano; junto com ele virão Diogo Sclebin, que semana passada conquistou medalhas de prata e bronze por equipe, mista e masculina respectivamente, nos Jogos Mundiais Militares e Danilo Pimentel, também experiente e com 116 largadas em provas da ITU. A juventude, além do já citado Manoel Messias, vem com Kauê Willy, de 23 anos, que foi medalha de ouro no Revezamento Misto do Pan e segue em permanente evolução desde o começo do ano.
Ambas as provas serão no próximo domingo, dia 03, com transmissão mediante prévia assinatura pela TriathlonLive.tv. O evento feminino começa às 9h na hora local e 11h em Brasília e o Masculino às 11h na hora local e 13h em Brasília.