Preview Kona 2016: As favoritas ao título mundial – Mulheres

Conforme fizemos para a categoria masculina, seguem as maiores pretendentes ao título mundial de Ironman 2016 na categoria feminina (em ordem alfabética):

Ariane Monticeli
Brasileira – 35 anos
Ariane tinha tudo para fazer uma boa estreia em Kona ano passado, mas uma lesão na panturrilha tirou todas suas chances de uma boa prova, e completar virou seu foco. Este ano lutou pela sua vaga no Mundial, conquistou e vem mordida para Big Island, e não é bom brincar com Ariane mordida. Tem tudo para surpreender as gringas e cravar um bom resultado.

Daniela Ryf
Suíça – 29 anos
Ela é a grande favorita para conquistar o bicampeonato em Kona. Triatleta completa, Daniela teve um ano intenso em 2016, vencendo o Challenge Roth e uma semana depois tendo de completar o Ironman Suíça (que acabou vencendo também) para validar sua vaga para o Mundial do Havaí. Mudou sua programação ideal, mas mesmo assim é a grande candidata ao título.

Heather Jackson
Americana – 32 anos
Ex-ciclista profissional de pista, Heather foi a 5ª colocada no Mundial do ano passado, fazendo uma prova de recuperação após uma natação deficitária. Colecionadora de grandes resultados na distancia Meio Ironman, se nadar melhor pode repetir o bom resultado de 2015.

Leanda Cave
Britânica – 38 anos
Há quatros anos Leanda era “a” adversária a ser batida. Campeã mundial de Ironman e IM 70.3 ela estava em alta. De lá pra cá outros nomes surgiram e a veterana perdeu espaço. Ano passado ela abandonou a prova de Kona, mas sempre é um nome forte

Melisse Hauschildt
Australiana – 33 anos
Bicampeã mundial de Ironman 70.3 (2011 e 2013), Melissa ano passado não competiu no Mundial de Ironman devido a uma lesão. Detentora de uma forte corrida, ela sempre vem de trás devido a sua natação deficitária. Se encaixar um bom swim/bike, pode surpreender.

Meredith Kessler
Americana – 38 anos
Depois do 7º lugar em 2013, ela não completou o Mundial de 2014 e foi 26ª colocada ano passado. É uma atleta forte, que tem grande experiência e potencial para ir melhor este ano, onde já venceu o Ironman Nova Zelândia.

Mirinda Carfrae
Australiana – 32 anos
Esta tem história para contar em Kona: Campeã em 2010, 2013 e 2014; vice em 2009 e 2011, 3º lugar em 2012 e ano passado… um doloroso abandono motivado por um atropelamento de bike que sofreu três dias antes do Mundial. Miranda cresceu seu ciclismo e sua corrida ainda é a melhor entre as mulheres. É a maior adversária à coroa de Ryf, que ainda não conseguiu superar a australiana num Ironman. Nunca.

Susie Cheetam
Britânica – 31 anos
Na sua estreia em Kona, ano passado, fez grande prova e foi a 6ª colocada. Este ano já foi vice-campeã do Ironman África do Sul. Susie tem uma ótima corrida e se acertar o pedal no dia, pode surpreender e cravar mais um bom resultado.

DE OLHO NELAS
Michele Vesterby, 4ª colocada ano passado em Kona; Sarah Piampiano, 2ª melhor maratona e 7ª colocada em 2015 no IM Havaí; Camila Pedersen, muito forte na bike (8ª colocada ano passado no Mundial); Elizabeth Liles, campeã do Ironman Brasil deste ano e muito forte, principalmente com os pés no chão.

Este artigo você confere na edição de outubro da Revista Tri Sport

Redação

press@trisportmagazine.com