Preview: Pucón abre a temporada de Ironman 70.3

No domingo que vem, o tradicional Ironman 70.3 Pucón, no Chile, abre a temporada do grupo Ironman

Na semana que vem, dia 8 de janeiro, o tradicional Ironman 70.3 Pucón, no Chile, abre a temporada do grupo Ironman. Prova que já reuniu grandes nomes do triathlon no passado, continua a atrair um Field poderoso para competir no percurso que é considerado um dos mais belos do mundo.

“Deixe o IRONMAN 70.3 Pucón atraí-lo para o sul do Chile, onde o vulcão Villarrica vigia sua aventura”, esta é a emblemática chamada que está no site Ironman.com para a tradicional prova no começo da temporada, e é justa!

Este é um dos triathlons mais antigos do mundo, que acontece desde 1984 e onde já correram várias lendas do nosso esporte, como Mark Allen, Ken Glah, Oscar Galindez, Chris McCormack e claro, o maior ídolo local, Cristian Bustos. O grupo IRONMAN adicionou a prova à sua série de eventos globais em 2008 e, desde então, ver as palavras “sold out” é o usual para quem demora a se inscrever.

A prova começa com 1,9km de natação nas águas calmas do lago Villarrica, tendo o inacreditável Vulcão Villarrica como cenário de fundo. Em seguida, os atletas pedalam por 90 km desafiando os tradicionais ventos da região. A última parte é um percurso de 21.1 km que os atletas devem percorrer enquanto os fãs e espectadores os recebem quando chegam à cidade.

FIELD 2023

O Start List finalizado ainda não está disponível, mas pelo Instagram da organização podemos verificar a presença de vários brasileiros: Reinaldo Colucci (campeão de Pucón em 2008, 2010, 2013 e 2014), Igor Amorelli, Fellipe Santos, Vinicius Canhedo, Guilherme Manocchio e Danilo Melo.

Além dos brasileiros, destaque para a chilena Barbara Riveros, campeã do evento de 2015 a 2019, e seu compatriota Nicolás Sáez; merecem destaque também os americanos Marc Dubrick, Nicholas Chase, Laura Mathews e Brittany Higgins, a argentina Romina Biagioli, o mexicano Rodrigo Romero e o espanhol Antonio Benito.

PUCÓN

Pucón é uma pequena cidade a 780 km ao sul de Santiago, no Chile. Esse refúgio chileno, localizada na chamada “Región de la Araucanía” é um dos principais destinos turísticos do país e oferece uma excelente estrutura para turistas. A cidade também faz parte da famosa Região dos Lagos chilena. Seu bom clima e incomparável beleza no verão fazem da cidade muito atrativa ao turismo, sendo essa a principal atividade econômica da cidade.

Como todas as cidades que fazem parte do roteiro dos lagos do Chile, a natureza em Pucón é a estrela principal. A cidade está em uma região privilegiada, com muitas araucárias, lagos de águas cristalinas, cachoeiras, montanhas, termas e os impressionantes vulcões.

Um dos vulcões mais famosos está localizado aos pés da cidade, o Vulcão Villarrica, que ainda se encontra em atividade. Alcançar o ponto mais alto desse vulcão é o objetivo de muitos turistas que viajam para Pucón.

Com tantos recursos naturais, Púcon oferece uma variedade de esportes e atividades ligadas ao ecoturismo e não faltam alternativas de lazer para o turista. Qualquer agência receptiva possui ampla gama de opções de lazer, como navegar de caiaque por seus lagos, passeios guiados a cavalo e trekking pelos parques nacionais vizinhos.

O verão em Pucón é ideal para praticar esportes náuticos como windsurfe, canoagem e kitesurfe, além da pesca. Quando o inverno chega, a atração principal da cidade é a estação de esqui que atrai praticantes de todas as partes do globo. A estação de esqui da cidade chama-se Ski Pucon Chile e fica localizada na parte noroeste do Vulcão Villarirca.

Além da Natureza, quem viaja para Pucón também encontra uma boa estrutura hoteleira, capaz de agradar do mais econômico dos mochileiros dos turistas mais refinados.  As ruas da cidade são charmosas e povoadas por muitas casas em madeira, de influência europeia, que lembram chalés de montanha. E o centro da cidade é razoavelmente desenvolvido, possuindo boas lojas para compras. Pucón ainda possui ótimos restaurantes, seja para comer massas, carnes, peixes ou experimentar o melhor da cozinha contemporânea.

A alta temporada na cidade é o auge do verão, nos meses de janeiro e fevereiro, quando os chilenos lotam os hotéis e restaurantes da cidade para aproveitar o clima agradável de toda a região. Por isso muita gente prefere se instalar em Villarrica, mais tranquila e a apenas 25 km dali, onde há hotéis mais baratos e mais possibilidade de encontrar vaga.

Ano passado, os campeões do Ironman 70.3 Pucón foram o espanhol Javier Gomez e a brasileira Luisa Baptista. Confira abaixo o vídeo com os melhores momentos do evento.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com