Probióticos, ansiedade e estresse

Saiba como a saúde do seu intestino impacta o seu sistema nervoso central

Aproximadamente 34% da população sofrem de ansiedade e estresse, responsáveis por uma série de comorbidades. Por isso, pesquisadores buscam, cada vez mais, alternativas eficientes e acessíveis para o tratamento e prevenção destas condições.

A saúde do intestino tem grande influência no sistema nervoso central, uma vez que nosso microbioma intestinal é capaz de estimular sinais cerebrais relacionados à modulação de neurotransmissores, funções imunológicas e hormonais, que são associados à fisiopatologia da ansiedade e estresse.

A suplementação com probiótico resultou em melhora significativa de sintomas psicológicos, quando comparada com placebo. 

Ainda, os prebióticos também são propostos como moduladores do eixo intestino-cérebro. A administração de Fruto-oligossacarídeo e Galacto-oligossacarídeo, por 3 semanas, foi correlacionada com redução nos níveis de corticosterona – marcador de estresse crônico – e citocinas pró-inflamatórias, que potencializam os sintomas psicológicos.

Desta forma, a saúde intestinal é essencial para a modulação de componentes do sistema nervoso central, contribuindo para a prevenção de transtornos psicológicos que afetam a qualidade de vida de grande parte da população.

Ana Kaori é Nutricionista e Triatleta
www.anakaori.com.br

.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br