Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis
Por Fernanda Garcia
Probióticos são microorganismos vivos que contribuem para saúde e equilíbrio da flora intestinal, são conhecidos como bactérias benéficas. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis.
No intestino acontece parte da digestão, a absorção de nutrientes (vitaminas e minerais) e água a partir dos alimentos. Para atingir um bom equilíbrio entre a ingestão de nutrientes e seu uso, a absorção deve estar adequada. Não adianta ter uma boa oferta de alimentos em relação a qualidade e quantidade, se o intestino não estiver em condições de absorver os nutrientes.
Os probióticos, como já citado anteriormente, regulam o trânsito intestinal, como também protegem o organismo de possíveis infecções, fortalecem o sistema imunológico, melhoram a digestão e absorção dos nutrientes, diminuem os níveis de colesterol, aliviam a constipação intestinal, auxiliam o tratamento de diarréias, no alívio da síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e colite ulcerativa, e auxiliam na redução de alergias e os sintomas de intolerância a lactose.
Quando o intestino está prejudicado, com alteração na flora intestinal, poderá ter um aumento de bactérias patogênicas, resultando na destruição da mucosa intestinal, produzindo toxinas cancerígenas e consequentemente diminui a absorção de nutrientes.
Para atingir um melhor rendimento, o atleta deve estar com sua flora intestinal adequada, para que consiga uma ótima absorção dos nutrientes. O treino e o estresse psicológico da competição exigem muito do organismo; em relação aos nutrientes, caso sua ingestão e absorção não sejam adequadas, é esperada uma diminuição no rendimento.
Na nutrição esportiva, este suplemento está cada vez mais presente no dia a dia dos atletas, pois estes estão propensos a alterações no trato intestinal, devido ao consumo de alimentos com corantes e aditivos que prejudicam o intestino, aos esforços extenuantes e longos, além do consumo energético.
O consumo de probióticos resulta em uma melhor reposição de nutrientes, utilizados na fabricação de energia para os treinos e provas, necessário para evitar a fadiga. Esse processo facilita a recuperação do atleta e auxilia na preservação e melhora da imunidade.
Os probióticos podem ser obtidos por meio do consumo de alimentos fermentados, como iogurte e leite (produzidos com culturas viva de lactobacilos ou bifidobactérias) ou através de suplementos, na forma de cápsula ou pó. Os lactobacilluss e bifidobacterium são as principais bactérias utilizadas nos alimentos.
Para alcançar estes benefícios, é necessária uma ingestão diária destes alimentos, associado a uma dieta equilibrada.
Os probióticos estão entre os suplementos nutricionais indicados para atletas, devido aos benefícios para a flora intestinal e a melhora da imunidade. Estes suplementos ou alimentos com probióticos podem contribuir para a melhora do rendimento esportivo.
Cada pessoa tem sua individualidade biológica, procure um nutricionista para elaborar um acompanhamento nutricional.
Fernanda Garcia é nutricionista e ex-triatleta profissional. @garciananda