Competir bem ainda é sobre nadar, pedalar e correr… Não somente capacetes aero, bikes novas, GPS novo…
Por Sergio Borges
Bem, no triathlon, todo mundo sabe tudo, todo mundo é treinador, então é fácil de cair nos mitos… Você pode não saber quem são os atletas que vou mencionar aqui, mas a leitura é boa de qualquer maneira.
O hype em torno do esporte deve ser como um nervo ou gás cerebral, que inflige os pensamentos mais distorcidos em nossos atletas e campeões esportivos.
Eu primeiro tive uma inclinação para escrever um pouco sobre “PROCURANDO RESPOSTAS” um tempo atrás, quando soube da história de que o “Uber biker” e ex-campeão do Ironman Hawaii, Normann Stadler, à época que competia, havia procurado um novo bike fitter, e para torná-lo realmente emocionante, foi em Boulder, conhecida como a Meca do triathlon.
Agora, é claro, a “comunidade-tri” entre nós, será muito rápida em dizer: Olhem que, mesmo os melhores, podem e procuram auto-aperfeiçoamentos! Mas eu tenho uma visão diferente das ações de Normann e como elas devem ser vistas.
Eu acho que em 1994, sim, 94 ou mais, 18 anos atrás, Norman destruiu o Campeonato Mundial de Duathlon de curta distância, com uma etapa de ciclismo empolgante, então eu acho que Norman poderia “andar um pouco” e sabia “uma coisa ou duas” sobre posições de bicicleta, então ele se tornou a potência do Ironman que conhecemos agora, mas vamos pensar por uma questão de conservadorismo, ele deve ter treinado por cinco anos antes dessa vitória; então, por 24 anos Norman esteve “Stormin”, e depois de uma prova fracassada no Havaí alguns anos atrás, a névoa mais uma vez caiu sobre ele:
“Preciso repensar alguma coisa, é claro que perdi o Havaí porque minha bike não está indo bem?" Deixe-me refletir sobre isso?
Vamos todos refletir sobre isso, Normann saberia mais sobre a posição da bicicleta do que QUALQUER Tri Geek todo enganado com um PhD em tecnologia que ele estava usando, para dar ao veterano de 24 anos e grande campeão uma nova oportunidade na vida do triathlon.
Bem, eu acredito, ele estava PROCURANDO RESPOSTAS.
Deixe-me ajudá-lo a entender, Normann estava procurando nos lugares errados. A pista real é que o Havaí naquele ano quebrou sua confiança e, agora, muitos de vocês também devem ter esses tipos de problemas, como Norman teve. Mudar a posição de campeão, é uma coisa, mas estou apostando, esse exercício foi mais um pedido desesperado de socorro.
Então quando eu pensei… “deixa isso pra lá”, me mandaram um artigo onde Ivonne Van Klerkan, depois de algumas conversas carinhosas com o ZEN MASTER (Mark Allen) no Havaí, deixou seu treinador! SIM, aquele mesmo que fez um trabalho de grande sucesso em levar Ivonne a um Recorde Mundial de Ironman e um 2º lugar no Havaí!
Seu agradecimento ao treinador foi: “Mark sabe muito, ele ganhou aqui muitas vezes, e obviamente, é um treinador fantástico que eu sinto que já me conhece bem" Então, você pode ver o sentido nesta estratégia.
O quê? Procurando por respostas no lugar errado novamente!
Bem, queridos atletas, a questão é que quando as pessoas ainda estão procurando por respostas, adivinhem? Elas são mais vulneráveis e superáveis!
Simplifique: Faça seu trabalho de casa, e faça seu treinamento, pois elas estão PROCURANDO RESPOSTAS, que só lhe deram um pouco de esperança! Isso não vai acontecer da noite para o dia, os atletas são muito, muito bons hoje em dia, mas alguém por aí vai abrir um buraco em suas decisões ingênuas, e pode ser você!
Se está funcionando para você, então, não PROCURE RESPOSTAS, apenas continue, e o sucesso estará à mão. Você pode apostar nisso!
Competir bem ainda é sobre nadar, pedalar e correr… Não somente capacetes aero, bikes novas, GPS novo… E EU SEI que você sabe o que te faz rápido!
Aproveite seu dia!
Sergio Borges já classificou 105 atletas para o Ironman do Havaí (Campeonato Mundial) tem formado campeões de Ironman e 70.3 além de levar vários atletas amadores ao pódio.
Para maiores informações sobre programas de treinamento ou clínicas, consulte o website: www.sbxtraining.com