Inglesa, ex-corredora, marca 14:41 nos 5k depois de vencer a etapa de Londres da Super League
Beth Potter, 29 anos, 51kg, original de Glasgow, ex-corredora olímpica de 10.000m, a nova revelação inglesa do triathlon mundial.
Após vencer a etapa de Londres da Super League Triathlon na semana passada, acaba de marcar a melhor marca do mundo nos 5km com o tempo espetacular de 14:41, o que lhe rendeu a vitória na tradicional corrida de rua de Barrowford, na Inglaterra.
Beth representou a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de 2016 nos 10.000m, onde fez a final olímpica, nos Jogos do Rio, marcando 32:24.
Potter voltou as suas atenções para o triathlon em 2017, participando na Taça Europeia de Triathlon Sprint em Funchal no mesmo ano em que venceu o campeonato britânico dos 10.000m e foi para o Campeonato do Mundo de Atletismo.
Em 2018, ela representou a Escócia nos Jogos da Commonwealth no atletismo e no triathlon.
Potter realmente parece ter entrado em forma de triathlon no ano passado, vencendo a última copa do mundo de 2020 em Valência, além da conquista do segundo lugar na Copa do Mundo em Arzachena.
Na semana passada, ela venceu de forma brilhante a Super League Triathlon Arena Games London mas infelizmente, sua forma impressionante ultimamente não será suficiente para levá-la às Olimpíadas de Tóquio.
A federação Britânica já havia nomeado as três mulheres que competirão em Tóquio – Vicky Holland, Georgia Taylor-Brown e Jessica Learmonth.
A corrida de Potter a torna uma das três únicas atletas britânicas a correr em menos de 15 minutos os 5 km, juntando-se à lenda da maratona Paula Radcliffe e Liz McColgan.
Beth atualmente treina no Leeds High Performance Centre, com o apoio de coaching de Jack Maitland.