Profile: Bruna Mahn

Bruna Mahn tem 33 anos e há um bom tempo vem se destacando como uma das principais triatletas brasileiras de longa distância. Por duas vezes foi 3ª colocada no Ironman Brasil e, neste final de semana, parte em busca de seu maior sonho, a vaga para competir no Ironman Havaí, ano que vem. Conheça o perfil dessa dedicada atleta:

Semana que vem você vai correr o Ironman Wisconsin, já com foco no Ironman Havaí 2020. Como foi sua preparação? Fez alguma algo diferente dos treinos para o IM Floripa?
Mudamos bastante coisa, treinei bastante pela percepção e fiz mais estímulos de força.

Você teve o primeiro contato com o Triathlon em 2004, mas começou de verdade em 2007. Como foi a transição de Amadora para profissional? 
Quando comecei no triathlon haviam muito menos mulheres participando das provas do que atualmente, eu acabava me destacando na minha categoria e os amadores não tinham essa projeção que têm hoje. Nunca gostei de ficar acomodada, então fui em busca de novos desafios… Perder, tomar volta nas provas chegar muito depois das primeiras e continuar tentando me fortaleceu muito. Acho que é preciso ter muita coragem pra sair do conforto e saber perder e entender que a evolução é um processo e não acontece da noite para o dia. Comecei a competir no profissional em 2012.

Quais suas conquistas mais importantes? Qual seu dia inesquecível no esporte?
Eu valorizo todas as minhas conquistas, mas hoje considero as mais importantes as duas vezes que fui 3º lugar no Ironman Brasil e o 2o lugar no Ironman 70.3 Floripa, ano passado.

Pódio do Ironman Brasil 2019: Da esq para dir – Bruna Mahn, Sarah Piampiano e Pâmella Oliveira

Tem ídolos no Triathlon? Tenho sim, Fernanda Keller e Diogo Sclebin – Fernanda pelas suas vitórias no Hawaii e pela forma com que encara a vida, treinando e curtindo também; e o Diogo pra mim é um exemplo de atleta e uma pessoa sensacional, super ligado à família, que consegue aliar a vida de atleta com a sua vida pessoal. Um talento super humilde e super guerreiro que representa muito bem nosso país.

Quais seus objetivos no Triathlon? Pensa em correr como Amadora ao final de sua carreira PRO? Meu objetivo maior é ir pra Kona! Não penso muito em correr como amadora, acho que depois que aposentar vou experimentar outras modalidades, conhecer outras tribos…

O que considera sua principal qualidade e o que tem que desenvolver mais?
Minha principal qualidade é a coragem! Tenho que desenvolver mais concentração e foco… Eu gosto muito de treinar, às vezes eu acabo desviando a atenção para curtir o momento, considero isso importante às vezes, mas nem sempre ajuda a melhorar a performance.

O que vê como principal diferença entre os atletas profissionais brasileiros e os estrangeiros?
Ja tive algumas oportunidades de treinar fora do Brasil. O que eu sinto é que na Europa e nos Estados Unidos os atletas são vistos como heróis, como ídolos, e no Brasil quando eu falo que sou atleta profissional sempre vem a segunda pergunta… E o que mais você faz? Ja pensou no seu futuro? Outro fator é a logística; nos lugares que treinei você praticamente sai de casa treinando, volta, come, descansa e sai de novo, eu sei que tem lugares no Brasil que é possível fazer isso, estou buscando novas opções.

Qual sua rotina diária para treinamento? Com quem treina?
Treino com o Spadotto. Basicamente natação cinco a seis vezes na semana, bike quatro a cinco, corrida quatro a cinco, musculação duas a três.

Que dicas pode dar para alguém que vai fazer o Ironman Florianópolis ano que vem pela primeira vez?
Ironman é uma distância muito desafiadora, preparar o corpo e a mente para aguentar a dor e o sofrimento tem que fazer parte do processo. Os treinos são um processo de autoconhecimento. Eu aconselho todos a ter um treinador e se respeitar, respeitar o descanso e as dores. E curtir muito.

Quais seus patrocinadores e apoiadores?
Patrocínio: Cicliville/ Trek/ Construtora Catagua/ Tork Sport/ Estuioumpraum. Apoiadores: Change Academia/Hipica CAmpinas/ Xterrawetsuits/Clinica Move/ZoogsBrasil/ AcaiNow/ Sigvaris/ Mixfresh/ Instituto Wilson Mello / On

BIO
Idade: 33 anos
Peso: 60kg
Altura: 1,66m
Bike: TREK SPEED CONCEPT
Sapatilha: Bontrager
Tênis: on Cloud X
Wetsuit:  Xterra
Óculos de natação: zooggs

Treinador: Spadotto
Personal Trainer: Sissy Oishi
Fisioterapeutas: Rafael Tambascia e Felippe Ribeiro
Nutricionista: Elizabeth Moraes
Medica do Esporte: Fernanda Lima
Pisciologa: Simone Salvador

 

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com