Profile: Juan Vergara

Juan Vergara foi o 5º colocado na categoria 60/64 anos do Mundial de Ironman 2019, com o ótimo tempo de 10:39:41 e parciais de 1:14:30 para os 3.8km de natação, 5:30:26 para os 180km de ciclismo, e 3:48:20 para a maratona, fazendo um dos três pódios brasileiros na competição.

Ele conta que está no triathlon há 10 anos “por acidente”, depois que um grande amigo, em 2010, sedentário como ele, o convidou a fazer um tal de “Triathlon Sprint”. “No momento não me animei, porém, vendo que ele fez e terminou,  alguns meses depois resolvi tentar também. ‘Lamentavelmente’ fui bem logo no meu primeiro sprint e fiquei contagiado de cara.”

Vergara pedalando no Ironman Hawaii 2019

Vergara revelou que até os 21 anos foi muito esportista, mas, quando terminou a faculdade em 1981, começou a trabalhar e virou “atleta corporativo, ou seja, só trabalho”, voltando à prática de esporte quase 30 anos depois. Desde então, já fez cinco provas de Ironman (sendo duas no Hawaii), seis de Ironman 70.3, um Challenge Roth, um “The Championship” (que é o Mundial do Grupo Challenge), um Brasileiro de Duathlon e um Mundial de Duathlon (Zofingen), além de vários Olímpicos e Sprints.

Treinando de 10 a 30 horas por semana (dependendo do ciclo), incluindo aí musculação, Yoga e treino funcional, para este Mundial de Ironman 2019 ele considera que sua preparação foi normal, com nada radicalmente diferente do que já faz. “Se for comparar com meu primeiro Kona, em 2015, as principais diferenças na preparação foram: comer melhor que nunca, descansar melhor que nunca, chegar em kona três semanas antes para aclimatar melhor que nunca”, diz Vergara.

Seu maior objetivo dentro do triathlon é ter saúde e se manter competitivo até os 90 anos; e para os amadores que pretendem, assim como ele, obter um pódio numa grande competição, passa dicas que considera importantes. “Realismo e planejamento. Para obter o resultado mínimo necessário para obter a vaga no seu grupo de idade tem que: Primeiro, estudar as provas que melhor se ajustam a seus pontos fortes e fracos; segundo, após escolher (a)s prova(s) para buscar a classificação, estudar em detalhe os tempos dos últimos anos e com isso definir seu tempo alvo; terceiro, após saber que tempo terá que fazer para estar no páreo, avaliar com muita honestidade (com você mesmo), quanto tem que melhorar em cada disciplina para chegar nesse tempo; quarto, na sequência discutir com seu treinador estratégia e quanto tempo para atingir esse resultado; quinto e último, executar o plano medindo constantemente a evolução. É isso que está sob seu controle. O restante depende de outros e da sorte (por exemplo quais vão ser seus concorrentes nesse dia).”

BIO
Nome: Juan Vergara
Idade: 60
Tempo de triathlon: 10 anos
Altura: 1.74
Peso: 69kg
Roupa de borracha: Roka
Óculos de natação: Roka
Bike:  Ventum
Capacete: Giro
Sapatilha: LG
Tênis de corrida treino: Hoka Clifton 6
Tênis de corrida competição: Hoka Carbon X
Óculos de sol: Oakley
Equipe: Next Level Camp

Redação

press@trisportmagazine.com