Mikelle Coelho tem apenas 26 anos, mas já podemos dizer que é uma veterana no triathon, pois aos nove anos já praticava a modalidade
Mikelle Coelho tem apenas 26 anos, mas já podemos dizer que é uma veterana no triathon, pois aos nove anos já praticava a modalidade que conheceu através de um projeto social da Federação de Triathlon do Ceará, num centro comunitário vizinho à sua escola.
Ela participou de várias provas estaduais, mas a que melhor se recorda daquela época foi a primeira vez que viajou pra competir, quando tinha 12 anos e foi à Copa Norte Nordeste, em Maceió, conquistando a 4ª colocação geral. Aos 17 anos, quando ingressou na faculdade de Educação Física, teve que dar uma parada no triathlon. “O tempo ficou muito apertado para conciliar os treinos com estudo e estágio, além disso, como escolhi o curso de Educação Física, acabei conhecendo e querendo praticar outros esportes, mas o Triathlon continuou no meu coração”, lembra ela. Cinco anos depois de ter parado, já professora, coordenando uma assessoria de corrida e dando aula de ciclismo indoor, duas alunas a incentivaram a voltar para o Triathlon, inscrevendo-a no Ironman 70.3 Fortaleza de 2017. Era o empurrãozinho que faltava!
“Treinei nove meses, na medida do possível, conciliando tudo com o trabalho e veio a surpresa… fui campeã na categoria 18-24 anos e me classifiquei para o meu primeiro Campeonato Mundial, na África do Sul, no ano seguinte, em 2018. Nesse mesmo ano fiz novamente o Ironman 70.3 Fortaleza e ganhei a categoria, já na 25-29 anos, classificando para o Mundial de Nice, este ano”, revela Mikelle.
O Ironman entrou na sua vida ano passado, quando seu namorado quis participar de um “full” e a incentivou a ir junto; algo que não estava nos seus planos naquele momento, mas resolveu ir principalmente para acompanhá-lo na viagem, então os dois se inscreveram para o Ironman Florianópolis. “Como foi uma decisão repentina, tínhamos pouco mais de dois meses para treinar, então decidi trabalhar só como personal trainer, que me dava mais flexibilidade de horários e entrei para uma assessoria de Triathlon (Zona Alvo), e veio mais uma supresa… no meu primeiro Ironman fui campeã na categoria 25-29 anos e classifiquei pra o tão sonhado Mundial de Ironman, no Hawaii. Foi tudo muito rápido e incrível”, conta ela.
Mikelle teve quatro meses de preparação para Kona, com o Mundial de Ironman 70.3 2019, em Nice, França, no meio, e revela que a principal diferença na preparação foi que realizou mais treinos de transição ciclismo/corrida e bem mais volume nos treinos, treinando natação e corrida de quatro a cinco a vezes por semana, e ciclismo de três a quatro vezes, com volumes médios em torno de 12.000 metros de natação, 350km ciclismo e 70km corrida. Quanto ao “Dia D”, fala que parecia estar sonhando.
“A prova foi um sonho, eu estava muito feliz de estar ali e com a cabeça leve. ‘Kona nunca é fácil’, foi a frase que mais ouvi de amigos que já tinham participado, e realmente não foi… Na natação eu demorei bastante pra conseguir inserir um ritmo, bebi muita água do mar e ‘apanhei’ muito até o barco do retorno; a volta foi mais tranquila porque o grupo já estava mais espalhado. No ciclismo usei a estratégia de não desgastar muito na ida para fazer a subida de Hawi com mais constância; assim eu fiz e estava me sentindo muito bem até os 160km, quando eu quase caí da bike por ter sido fechada por um atleta. Acho que o susto somado ao desgaste me levou a sentir câimbras nas coxas e tive que diminuir bastante o ritmo e rezar pra chegar na T2. Quando saí pra correr não estava me sentindo cansada, mas as câimbras iam e vinham… nesse vai e volta de câimbras a estratégia foi beber e comer tudo que tinha nos postos de hidratação e ir administrando. Então vi o tapete e o pórtico de chegada e a não segurei a emoção, foi o dia mais feliz da minha vida! Agora estou totalmente motivada a continuar treinando para essa distância e pegar minha vaga para Kona 2020.”
Mikelle Coelho, gravem esse nome, pois a jovem e dedicada atleta ainda tem o sonho de competir profissionalmente. “Treine duro e acredite nos seus sonhos! Esse é meu pensamento!”, ensina ela.
BIO
Nome: Mikelle Coelho
Idade: 26 anos
Cidade que nasceu: Fortaleza
Cidade que vive: Fortaleza
Tempo de triathlon: 11 anos
Altura: 1,60
Peso: 56kg
Roupa de borracha: Orca
Óculos de natação: Aqua Sphere
Bike: Ceepo
Capacete: Giro
Sapatilha: Mavic
Tênis de corrida treino: Nike
Tênis de corrida competição: Nike
Óculos de sol: Oakley
Equipe/Treinador: Zona Alvo Assessoria / Rafael Leitão
Patrocínio: Ceepo Triathlon; Spokes Bikeshop; Verde Jambo Alimentos Sustentáveis; Multi 7 Capital
Apoio: Magistral Revocery Center; Mastra Fórmulas; Hedla Lopes Academia; Byonica Store