Conheça a trajetória do ex-nadador que se tornou um dos mais vitoriosos triatletas amadores do Brasil
Rafael Brandão é um dos mais vitoriosos triatletas amadores do Brasil. Vindo da natação, esporte que praticou dos oito aos 23 anos, ele também é referência quando o assunto é ciclismo, modalidade que sempre tem grande destaque.
Depois que parou de nadar, passou dois anos sem competir, até que um amigo o convidou para participar de um short triathlon do Campeonato Goiano, em 2004. Esse amigo era “simplesmente" Santiago Ascenço, treinador e um dos grandes triatletas profissionais brasileiros. “Foi talvez uma das provas mais duras que eu já fiz, onde só haviam subidas e descidas, tanto na bike quanto na corrida, além de um calor enorme”, relembra Rafael.
De lá pra cá, já perdeu a conta de quantas provas já fez… Meio Ironman foram mais de 40, Ironman foram oito no total, como conta: “A primeira grande lembrança que me vem à cabeça talvez tenha sido a vitória no Ironman do Arizona geral amador, com o melhor tempo de um amador brasileiro até então. Fui sem saber o que esperar e acabei me surpreendendo. Outro grande momento foi cruzar a linha de chegada com meu filho pela primeira vez no IM 70.3 de Brasília”
Em 2017 Rafael passou por um momento muito sério e triste, pois foi atropelado por um caminhão e por pouco não perdeu a vida. “O pior de tudo é que não foi um acidente, mas sim uma tentativa de homicídio, pois na minha opinião o caminhoneiro quis ‘brincar’ tirando um fino e acabou me acertando por trás. Foram meses muito difíceis, mas que graças a Deus consegui sair e voltar com mais força ainda”, revelou Brandão.
Para 2020 Rafael vai focar na distância Meio Ironman (1.9km de natação, 90km de ciclismo e 21.1km de corrida), competindo em Florianópolis, Rio, São Paulo, e talvez o Mundial na Nova Zelândia. Há oito dias ele venceu o Ironman Bariloche, na Argentina, prova disputada por triatletas amadores.
E para os amadores que, assim como ele, têm aspirações nas longas distâncias, ele dá as dicas. “Calma, não pule degraus! Triathlon não é só Ironman, construa uma base sólida antes. Isso ajudará, inclusive, a evitar lesões. Penso que o apoio da família também é fundamental para atingirmos nossos objetivos”, define.
BIO
Nome: Rafael Brandão
Idade: 40
Cidade: Goiânia
Tempo de triathlon: 15 anos
Altura: 1.72m
Peso: 66kg
Roupa de borracha: aquasphere
Óculos de natação: aguasphere k180
Bike: Cervélo p5
Capacete: giro
Sapatilha: bont
Tênis de corrida treino: NB 1080
Tênis de corrida competição: Nike next
Óculos de sol: Oakley
Equipe/Treinador: Santiago Ascenço
Apoio: América tri esportes
Objetivo no Triathlon: “Meu objetivo é e sempre foi fazer o melhor que eu posso. Cada prova tem uma história e o importante é darmos o nosso melhor tanto na preparação quando no dia da competição.”