A trajetória esportiva do jovem, mas experiente, Rafael Turtera, que almeja correr como Profissional
Ele tem apenas 22 anos, mas já foi mordido pelo “bichinho” do triathlon de longa distância, tanto que ano passado venceu seu Age Group no Ironman Brasil e foi o 8º colocado na mesma categoria no Mundial de Ironman, no Hawaii. Conheça a trajetória de Rafael Turtera, que tem como objetivo futuro se tornar triatleta profissional.
O esporte faz parte da vida de Rafael desde sempre. Quando pequeno, acompanhava seus pais, também triatletas, nas provas deles. Aos 11 anos participou da sua primeira corrida de 5km e ali surgiu um amor que dura até hoje. Aos 13 anos ganhou dos seus pais uma bike road pra poder treinar com os amigos da assessoria esportiva, então o triathlon veio logo na sequência.
Sua primeira prova de triathlon foi aos 14 anos, como muitos na história do nosso esporte no Brasil, num Short Distance no Troféu Brasil de Triathlon, em Santos. “A combinação das três modalidades foi muito difícil, mas foi essa dificuldade que me deixou com mais vontade de treinar e melhorar pra voltar e fazer melhor. O mais engraçado é que rola sempre uma sacanagem em casa – nessa prova eu fiquei um minuto atrás da minha mãe. Já viu, né?…”, relembra ele.
Aos 17 anos Rafael acompanhou a preparação de um aluno muito próximo para o Ironman Brasil, em Floripa, e gostou do desafio, decidindo que queria aquilo pra ele. “Na verdade, meu objetivo era fazer a primeira prova com 18 anos, mas minha treinadora/mãe vetou. Segundo ela, eu era muito imaturo, iria me frustrar e provavelmente, pós prova, abandonaria tudo e mudaria de esporte, quem sabe até pararia de treinar… Agradeço muito por isso!”, conta Rafael.
Mesmo tão jovem, Rafael já é muito experiente, tanto que já fez dez provas na distância Meio Ironman e quatro na distância Ironman, além de várias outras nas demais distâncias. “Penso que cada uma tem uma história (boa ou nem tanto) e que são sempre um aprendizado. Isso tudo traz experiência e maturidade, o que acabo levando pra minha vida dentro e fora das pistas”, define.
Ano passado foi “o ano” para Rafael! Ele conquistou a vaga para o Mundial de Ironman e IM70.3, correu a maratona de Boston (bateu seu recorde pessoal na distância) e, como revela: “Conheci lugares maravilhosos e o que me deixou mais feliz – minha performance foi melhor que imaginei em todas as provas.”
Rafael treina com sua mãe, Luciana Dias Lima, da Ludias Assessoria Esportiva, que o orienta na corrida e fortalecimento muscular. Conforme foi evoluindo, mais dois treinadores passaram a fazer parte do time responsável por sua preparação: Gustavo Mendes – natação e Leonardo Costenaro – bike. Rafael é formado em Educação Física e atualmente trabalha na Ludias com a área do triathlon.
Para este ano, Rafael fez mudanças importantes após conversas com seus treinadores e médico (Dr. Paulo Puccinelli), e decidiu mudar um pouco o foco, explorando melhor as qualidades da sua idade, optando, então, em diminuir as distâncias e vindo a participar em 2020 de Olímpicos e provas de Meio Ironman.
“Adoraria fazer algumas provas fora, competir com pessoas diferentes. Uma que me vem muito à cabeça é voltar para o Ironman 70.3 Cartagena, na Colômbia. Para este ano, já programei o Internacional de Santos, Sesc Caiobá, Ironman 70.3 Floripa e Ironman 70.3 SP. Por enquanto quero evoluir bastante e conseguir competir de igual pra igual. Sempre pensei em ser profissional, mas pra isso eu preciso trabalhar em alguns pontos ainda. Fora a questão de patrocínio. Agradeço muito, pois fechei recentemente com a marca esportiva Puma, então acredito que esteja no caminho certo… quem sabe um dia não ouso em largar como PRO. Seria um sonho!”
BIO
Nome: Rafael Dias Lima Turtera
Idade: 22 anos
Cidade onde nasceu: São Paulo
Cidade onde vive: São Paulo
Tempo de triathlon: 4-5 anos
Altura: 1,74m
Peso: 65kg
Roupa de borracha: Mormaii
Óculos de natação: Roka
Bike: Trek
Capacete: Giro
Sapatilha: Fizik
Tênis de corrida treino: Puma Speed 600
Tênis de corrida competição: Puma Speed 500
Óculos de sol: Oakley
Equipe: Ludias Assessoria Esportiva
Apoio: CYC, Dobro, Trilo, Strava, Physioterapia & Consultório
Patrocínio: Bianchini Seguros, Puma