Profile: Rodrigo Lobo

Rodrigo Lobo é um dos triatletas amadores mais competitivos do Brasil, com vários pódios nas diversas distâncias do Triathlon

Rodrigo Lobo, de 37 anos, é um dos triatletas amadores mais competitivos do Brasil, com vários pódios nas diversas distâncias do Triathlon. Após uma infância sedentária e com hábitos alimentares ruins, aos 13 anos começou a nadar em um grupo de treinamento para provas de piscina e águas abertas, junto a alguns outros jovens. Já condicionado, mas ainda lutando contra o sobrepeso, conheceu a corrida aos 15 anos com a ajuda de um grupo de corredores amadores da mesma academia.

Sua evolução foi muito rápida e, aos 17 anos, já havia corrido uma maratona e muitas outras provas de corrida de rua. O pulo para o triathlon durou cerca de dois anos, pedalando na aula de bike indoor na academia e participando de provas de Aquathlon (natação e corrida), mas nunca havia unido as três modalidades em uma prova. Percebeu que levava jeito para o triathlon, pois não era um excepcional nadador e ciclista, mas a corrida sempre o salvava no final, como até hoje ainda é seu diferencial nas competições.

Sua primeira prova de triathlon foi aos 18 anos de idade, em 2001, no Triathlon Internacional de Santos. “Eu não sabia nada sobre o esporte, pois o mesmo não era tão popular, tornando uma experiência incrível e desafiadora, mesmo sendo uma prova de distância olímpica (standard). Por conta de minha base bem feita aos longo dos anos, curti demais a modalidade, o clima e o novo estilo de vida adotado. Além disso, a bicicleta era emprestada, os acessórios e uniforme totalmente ‘old school’. Atualmente, há muito preconceito em relação a isso. O triathlon precisa se tornar um esporte mais democrático e as provas de distâncias menores, mais valorizadas, como era há quase 20 anos”, reforça ele.

Rodrigo já fez mais de duas dezenas de provas de Meio Ironman, no Brasil e fora também. A primeira prova de longa distância foi em 2004, em Pirassununga. “Foi a mais marcante de todas, pois sofri demais, tanto é que fiquei traumatizado e voltei para a distância apenas em 2013. Depois disso, algumas etapas do mundial de IM 70.3, em Chattanooga e Nice, também foram especiais. Agora, as provas de triathlon mais marcantes, foram os dois Ironman (full distance) em Florianópolis, que me renderam vaga para completar os dois Mundiais em Kona (Havaí), em 2014 e 2016. Melhor experiência de todas!”, recorda-se Lobo.

2019 foi um ano intenso e com muitas provas – seis provas de IM 70.3 e dezenas e corridas de rua (10, 21 e 42 km), além de alguns triathlons na distância olímpica – no calendário para Rodrigo, inclusive com a vitória no IM 70.3 Fortaleza e o Mundial em Nice, provas que ele considera muito importantes para sua carreira esportiva. “A grande mudança foi a paternidade! O Ravi veio para nos ensinar e trazer alegria sem fim”, fala Rodrigo sobre ter se tornado pai e que, traz uma mudança na rotina da vida pessoal e profissional, onde ele atua na sua Assessoria Esportiva. “As primeiras horas do dia, entre 5:30 e 8:00, dedicação total aos treinos e à produção de conteúdo técnico nas redes sociais, sempre com duas modalidades por dia. Após isso, curto um pouquinho meu filho e a família, depois, escritório e reuniões até por volta de 20:00”, complementa.

Para 2020, ele considera que será um ano para adequação de rotina e revisão de prioridades em relação à performance esportiva. A meta será repetir algumas provas de 2019 e fazer sua estreia na maratona de Boston, em Abril, sem se preocupar com os resultados, mas fazendo o seu melhor dentro da nova realidade de rotina familiar e maior dedicação ao trabalho. “ Meu objetivo do esporte é simples! Competir bem e com alegria, com a menor perda de perfomance esportiva até a categoria 80+! Inclusive, participando do mundial de IM em Kona nesta categoria”. E para os Amadores que, como ele, têm o triathlon como estilo de vida, dá dicas: “Tenho dezenas de dicas para passar, mas sendo bem objetivo: PACIÊNCIA, PROPÓSITO CLARO e EQUILÍBRIO. Os triatletas amadores pensam apenas em longa distância, pulando etapas importantes do processo de maturação física e mental. Associado a esta evolução gradual, é fundamental que o triatleta defina metas relevantes com um propósito claro para o nortear em sua jornada esportiva, sem se preocupar com julgamentos alheios, não se esquecendo que existe vida fora do esporte, família e amigos a serem cultivados.”

BIO

Nome: Rodrigo Lobo
Idade: 37 anos
Cidade onde nasceu: São Paulo
Cidade onde vive: São Bernardo do Campo – SP
Tempo de triathlon: 19 anos
Altura: 1,68m
Peso: 57 kg
Roupa de borracha: Roka
Óculos de natação: Speedo
Bike: Felt
Capacete: Bontrager
Sapatilha: Bontrager
Tênis de corrida treino: Mizuno Sonic, Nike Zoom Fly e Hoka Carbon X.
Tênis de corrida competição: Nike Next %
Óculos de sol: Oakley e Goodr
Equipe: Lobo Assessoria Esportiva
Apoios: Felt (Ciclo Race), Wine, Strava, Care Club, Dux, Woom, Trilo, Pedialyte Pro, Eat Clean, Studio Race, 3 Corações, Leve Tempero Fit, Supplement Coaching

Deixe seu comentário

comentários

Redação

press@trisportmagazine.com