PTO lança “The Collins Cup”

Professional Triathletes Organization (PTO) lança competição com premiação total de 2 milhões de dólares

A Professional Triathletes Organization (PTO), lançou ontem, dia 20, oficialmente a “The Collins Cup”, competição baseada num formato semelhante ao da “Golf’s Ryder Cup”. A Collins Cup apresentará num evento anual 12 provas separadas, de três triatletas, das equipes dos EUA, Europa e Internacional. A inauguração da Collins Cup será entre os dias 29 e 30 de maio deste ano, na X-Bionicsphere em Samorin (foto abaixo), Eslováquia, que também é a sede do Mundial do Challenge Family. O nome é uma homenagem ao casal criador do Ironman Hawaii, 40 anos atrás, Judy e John Collins.

A qualificação para a Collins Cup está aberta a qualquer triatleta profissional que seja um membro da PTO. Qualquer triatleta profissional licenciado é elegível para se associar e não há taxas ou custos de associação.

Como funciona
Com três equipes (EUA, Europa, Internacionais) de 12 atletas (seis homens e seis mulheres), os pontos serão concedidos com base nos vencedores de cada uma das 12 provas entre um atleta de cada equipe. A prova será na chamada “meia distância”, com 1,9 km de natação, 90 km de bicicleta e 21,1 km de corrida.

Os oito primeiros membros de cada equipe serão decididos com base no Ranking Mundial da PTO (mais detalhes no site da organização). As quatro vagas finais em cada equipe serão determinadas pelos membros “não atletas” do conselho da PTO, com base nas sugestões dos capitães da equipe.

Na noite anterior à prova, os capitães da equipe decidirão os vários confrontos para a Collins Cup. Um atleta de cada equipe competirá em uma prova individual – haverá 12 partidas de provas separadas, cada uma com 10 minutos de intervalo.

Durante as seções de corrida e bicicleta, os atletas poderão se comunicar com os capitães de suas equipes e a comunicação será transmitida ao público da TV. Os capitães das equipes e o público visitante terão acesso a métricas ao vivo, como ritmo, potência etc.

O vencedor da equipe de cada prova ganhará três pontos, o segundo dois pontos e o terceiro um ponto. Pontos de bônus também serão concedidos: Vencer por mais de dois minutos ganhará 0,5 ponto, uma vitória de mais de quatro minutos ganhará um ponto e ganhar por seis minutos ou mais valerá 1,5 pontos. A equipe vencedora, com mais pontos, conquistará a Copa Collins.

Rachel Joyce, que faz parte do Board da PTO, comentou: “Este dia demorou a chegar e agradecemos aos grandes triatletas profissionais que, através de todos os seus sangue e suor ao longo de muitos anos, abriram o caminho para que essa oportunidade se concretizasse. A Collins Cup será uma verdadeira celebração da história e do futuro do esporte que nós amamos muito, e estamos ansiosos para sediar o evento e envolver todo comunidade de triathlon.”

PTO
A PTO (Professional Triathletes Organization) é uma entidade sem fins lucrativos que representa o corpo de triatletas profissionais. Tim O’Donnell, co-presidente da PTO, comentou: “Estamos muito satisfeitos por podermos fornecer aos triatletas profissionais a plataforma para exibir suas tremendas performances atléticas e fazer a diferença em nosso esporte. Enquanto organizávamos o investimento, estávamos trabalhando e mais de 100 triatletas profissionais se tornaram membros da PTO, incluindo todos os 35 principais homens e 35 mulheres no Ranking Mundial da PTO. Agora que conseguimos fazer esse anúncio, podemos convidar todos os profissionais para se tornarem membros também. Não há custos ou taxas de associação envolvidos e qualquer profissional pode obter mais informações enviando um e-mail para
membership@protriathletes.org.”

Maiores informações, visite:
protriathletes.org
thecollinscup.com

Redação

press@trisportmagazine.com