Cuidado, aprenda a se desconectar e melhore sua performance
Acabei de voltar da academia e decidi escrever este artigo sobre o vício em gadgets, pois acredito que é pior do que as pessoas pensam.
A inspiração começou quando eu estava correndo na esteira, fazendo meus 45min. planejados com algumas repetições com inclinações. Como a maioria de nós, eu tinha um tempo limitado (60min.). Então eu precisava ter certeza de que a minha corrida, meu core e meu alongamento estariam trabalhados em 60min.
Quando comecei a aquecer, notei uma senhora ao meu lado caminhando rapidamente na esteira e pensei: “Legal ver pessoas mais velhas saudáveis e se exercitando, algo sempre inspirador”, mas tudo começou a mudar quando ela pegou o telefone e parou de andar para teclar no facebook ou algo assim, fazendo isso por um bom tempo, pelo menos durante 5min.
Aí ela começou a andar de novo e eu pensei: “Ok legal, talvez tenha sido uma emergência mas ela voltou, incrível.
Bem, minha excitação não durou mais de 1min, quando ela estava de volta ao telefone e agora também puxou um iPad de sua bolsa e começou a brincar…
Passaram 45 min e eu só a vi caminhando, talvez 5-8 minutos, o resto do tempo ela passou em seu telefone/ tablet.
O exercício era algo que usávamos como um “alívio” ou uma “fuga” do nosso dia a dia, tanto para aliviar o estresse quanto para entrar em forma. Sei que também sou péssimo com meu telefone e estou tentando muito melhorar, mas uma coisa que sempre faço é não levar meu celular quando estou treinando.
É claro que o carrego por razões de segurança, mas não porque preciso verificar meu e-mail ou minhas mensagens a cada 5 minutos.
Além de não ser bom para sua mente, você nunca “desliga” o que estava fazendo mas com certeza vai reduzir a qualidade do treino por causa de todas as distrações!
Quando treino gosto de focar no que estou fazendo, na minha técnica ou mesmo curtir a natureza e apreciar o quão abençoados somos por poder fazer o que fazemos.
Ter um telefone com você e verificá-lo o tempo todo não só vai reduzir o tempo disponível para treinar, mas também nunca vai impedí-lo de extrair todo o benefício do treinamento – você estará perdendo o mais importante – o “estar presente”.
Enquanto eu caminhava para trabalhar o meu core vi um jovem em seu telefone, em pé na frente de um banco com alguns pesos no chão, fiz uma série completa de 20 repetições de exercícios para a região lombar e o cara ainda estava lá na mesma posição.
Claro que algumas pessoas precisam ser contatadas 24 horas por dia, mas eu sei que a maioria de nós não precisa!
Acho que podemos ficar todos longe de nossos telefones por 45 minutos, ou até mesmo 2 horas sem nenhuma catástrofe acontecendo certo?
Fique presente, aproveite o momento, deixe sua mente livre.
Sergio Borges
Sergio Borges X Training
SergioBorges já classificou 105 atletas para o Ironman do Havaí (Campeonato Mundial) tem formado campeões de Ironman e 70.3 além de levar vários atletas amadores ao pódio. Para maiores informações sobre programas de treinamento ou clínicas, consulte o website: http://www.sbxtraining.com