Kristian Blummenfelt e Anne Haug fecham o ranking da PTO na liderança e recebem o bônus de US $ 100.000 cada um
A Organização de Triatletas Profissionais (PTO) anunciou hoje as colocações finais para o Ranking Mundial de PTO de 2022, com a alemã Anne Haug conquistando o primeiro lugar para as mulheres e o norueguês Kristian Blummenfelt liderando o caminho para os homens.
Os Rankings Mundiais PTO foram introduzidos para identificar e classificar os melhores triatletas profissionais do mundo que participam de eventos de triatlo sem draft. Qualquer atleta que possua uma licença profissional e seja um membro PTO Professional é elegível. Os principais atletas dividem um bônus de final de temporada de US$ 2 milhões, dividido igualmente entre mulheres e homens, com US$ 100.000 para os atletas mais bem classificados.
HAUG
“Estou realmente emocionada por estar no topo do ranking mundial PTO após os desafiadores anos da Covid. Embora não tenha feito uma única prova excelente que desejaria, consegui ser muito consistente em meu desempenho ao longo da temporada, graças à minha incrível equipe atrás de mim. Eles me mantiveram em forma e saudável ”, disse Haug, cujas três pontuações em 2022 incluíram Challenge Roth (131,41 pontos), Ironman Hawaii (110,20 pts) e o Ironman St. George World Championships (109,56 pts).
“Este ano vimos algumas performances absolutamente excepcionais, por exemplo, Daniela Ryf no Ironman Worlds em Utah, Chelsea Sodaro em Kona ou Taylor Knibb no 70.3 Worlds. Isso me inspira, mostra o quão fantástico é o nosso esporte e que, se você não subir de nível a cada ano, ficará para trás.”
“As novas provas PTO Open nos dão uma oportunidade única de competir com os melhores atletas de todas as distâncias, o que melhora a qualidade de cada evento e adiciona o tempero que todos precisam para se apresentar. O formato de equipe da Collins Cup também elevou as provas a um novo nível, fortalecendo a camaradagem, o espírito de equipe, o fair play e as táticas”.
BLUMMENFELT
Blummenfelt teve 12 meses excelentes, não apenas vencendo o Ironman World Championships em maio e a versão 70.3 em outubro, mas também quebrando 7 horas no Sub7 Challenge em junho.
Suas três pontuações de contagem incluíram: Iroman Hawaii (128,26 pts), o Ironman St. George World Championships (114,98 pts) e o Ironman 70.3 World Championships (113,14 pts).
Comentando sobre seu sucesso, ele disse: “Foi um ano forte para mim, vencendo o Ironman World Championships e o 70.3 World Championships em St George, entre outras performances. Terminar no topo do Ranking Mundial PTO de 2022 é algo de que tenho muito orgulho e tentarei fazer o mesmo novamente em 2023.”
O PTO e um comitê de atletas estão trabalhando em uma versão atualizada do sistema do Ranking Mundial do PTO para 2023, que será anunciada no próximo mês.
BRASIL
Entre os brasileiros, os melhores classificados foram Luisa Baptista, em 28º lugar, e Reinaldo Colucci, em 39º lugar.
Confira AQUI o ranking masculino finalizado de 2022 da PTO e AQUI o ranking feminino.