A melhor forma é manter o estilo de vida saudável: alimentação saudável + treinamento
Por Rodrigo Vilhena
Muitas pessoas me perguntam sobre o “Dia do Lixo”. Esse seria um dia em que a pessoa come todas as guloseimas que gosta, sem critério algum. Não uso essa prática com meus pacientes e, para ser sincero, não gosto do nome!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gosto de orientar quanto à refeição livre, que é aquela em que você está liberado para comer o que mais gosta ou o que está proibido no seu plano alimentar. Prefiro que meus pacientes aprendam a comer com prazer e, se necessário, negociar trocas, preparações e ingredientes. Oriento para que guardem a refeição livre para dias especiais.
Se você está em um programa de redução de peso e começou faz muito pouco tempo, sugiro que espere mais um tempo para ter sua refeição livre. Se você já está em um programa para redução de peso há bastante tempo e os resultados estão aparecendo, converse com seu nutricionista. Talvez esteja na hora da sua flexibilização!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Importante! Mantenha o plano alimentar nas demais refeições do dia, continue sua rotina de atividade física, não faça loucuras no dia seguinte como, por exemplo, passar o dia comendo só alface. Mantenha-se bem hidratado e o principal: NÃO SE CULPE!!! Saiu?! Aproveite, deguste o momento e depois volte a se organizar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Não existe fórmula mágica, batom emagrecedor e nem cinta emagrecedora. A melhor forma é manter o estilo de vida saudável: alimentação saudável + atividade física. Comer é um grande prazer da vida, mas não é o único! Tenha EQUILÍBRIO!
Rodrigo Vilhena é nutricionista com especialização em nutrição clínica e esportiva. @rodrigovilhenanutri