Retrospectiva 2022: Em Janeiro, destaque para a vitória de Luisa Baptista em Pucón

2022 começou bem para o triathlon nacional, com destaque para a vitória de Luisa Baptista no IM70.3 Pucón; Colucci foi 3º

A partir desta quinta vamos começar uma retrospectiva de 2022, destacando os principais temas e provas de cada mês do ano. Para começar bem, nada melhor do que lembrar a conquista da triatleta olímpica Luisa Baptista, que venceu o Ironman 70.3 Pucón, no Chile, a primeira prova da temporada, de forma avassaladora.

Ela superou a múltipla campeã de Pucón, a chilena Bárbara Riveros, cruzando a linha de chegada com mais de oito minutos de vantagem sobre a atleta da casa.

A brasileira, agora sob a tutela do técnico australiano Brett Sutton, construiu a vantagem nos 90km de ciclismo com uma performance impressionante no duro e abrasivo percurso de ciclismo, depois de liderar os 1900m de natação. Com a melhor corrida do dia em 1h19, ela selou uma grande vitória em um dia histórico para o triathlon brasileiro.

LUISA BAPTISTA

” Sabia que a Bárbara seria a mais dura da prova, então tentei me posicionar a frente dela na subida do ciclismo, para que no plano tivesse uma vantagem, mas quando vi, tinha aberto um espaço para ela, aí pensei “por que não tentar algo diferente?” Tenho feito bons treinos de bike, acabei colocando o cassete na 11 e fazendo força até o retorno, quando vi, tinha uma boa vantagem, mas sabia que a Bárbara continuaria sendo forte correndo e que Pucón tem uma corrida dura em que tem muitas chances de quebrar, então voltei fazendo força também!

Administrei a primeira volta de corrida, fiz bem a 2a e quebrei um monte na última, fui empurrada pela torcida que estava animal por aqui!”

GOMEZ E COLUCCI

Além da vitória de Luisa, o outro destaque foi o espanhol e ídolo mundial do triathlon, Javier Gomez. No seu primeiro ano dedicado exclusivamente a provas de Meia e Longa Distância, o espanhol Javier Gomez, 5x campeão mundial da ITU, começou o ano com tudo.

Após 1900m de natação ano Lago Villarrica e 90km de ciclismo, um grupo de 5 atletas com 2 chilenos, 1 espanhol, 1 argentino e o brasileiro Reinaldo Colucci, entregaram a bike juntos com 6s entre eles, para definir a prova nos 21km finais.

Logo nos primeiros metros Gomez definiu a prova abrindo mais de 1min para o argentino Taccone e Colucci, que mesmo em um dia difícil para ele, vinha brigando.

No final o tempo”voador” de 1h10 para o duro 21km de Pucón, impressionante – garantiu a vitória de Gomez com quase de 2min de vantagem sob o argentino. Colucci foi o 3º colocado.

Outro brasileiro na competição, Danilo Melo, alcançou a 6ª posição após uma meia maratona em 1h19.

Entre os amadores destaque para a brasileira Larissa Fabrini, 2ª colocada geral e 1ª na categoria.

[table id=421 /]

Redação

press@trisportmagazine.com