Mundial de Ironman será, a partir de 2023, em duas sedes distintas; André Lopes e Pâmella vencem Challenge Florianópolis
Novembro veio com o rescaldo de Kona e o anúncio inesperado de que o Mundial de Ironman passará a ser realizado em sedes distintas para Homens e Mulheres; além disso, no início de Dezembro, vimos no Challenge Florianópolis a primeira vitória profissional de André Lopes e mais uma de Pâmella Oliveira.
KONA
Depois de um forte indício de que o Mundial de Ironman seria dividido em duas sedes diferentes a partir do ano que vem, o Grupo Ironman corroborou o rumor. Pelo que foi especulado, a sede do Mundial Masculino será em Nice, na França (mas ainda carece de informação) e o feminino será em Kona. “Após o primeiro IRONMAN World Championship de dois dias e um compromisso contínuo em fornecer a mulheres e homens seu próprio dia dedicado às provas, o IRONMAN anunciou que o 2023 VinFast IRONMAN® World Championship seguirá a partir de agora com dois locais diferentes. Para garantir que mulheres e homens profissionais e amadores tenham uma experiência focada na prova do Campeonato Mundial IRONMAN, as mulheres competirão em Kailua-Kona, Havaí, em 14 de outubro de 2023, com a data e localização da prova masculina sendo realizada fora do Havaí; o local atualmente está sendo avaliado e com previsão de anúncio em janeiro de 2023”. Para 2024, homens e mulheres trocariam de local.
ULTRAMAN HAWAII
Realizado desde 1983 no tradicional feriado norte-americano de Ação de Graças, o Ultraman Hawaii transcorreu num total de 515km: No primeiro dia os triatletas nadaram 10km e pedalaram 145km; no segundo dia foram mais 276km de ciclismo; no terceiro dia correram duas maratonas, perfazendo 84.4km.
Os campeões mundiais de Ultraman de 2022 foram Dede Griesbauer, dos Estados Unidos, e Richard Thompson, da Austrália. Dede já é uma veterana de 52 anos, que foi grande atleta profissional – inclusive campeã do Ironman Brasil em 2009 e que, às vezes, volta a se aventurar e larga em provas de Ironman ainda como PRO – e hoje é mais conhecida por fazer parte da equipe de comentaristas que transmitem as provas de Ironman pelo streaming. Thompson, hoje com 36 anos, foi triatleta profissional por apenas três anos, após ter sido campeão mundial na categoria 18/24 anos em Kona 2008, deixando o esporte profissional e se dedicando a carreira de técnico de triathlon. O Brasil teve dois finishers no evento, Rodrigo “Vasco” Vasconcelos e Alessandro Medeiros.
CHALLENGE FLORIPA
Depois de um ano repleto de provas memoráveis, o dia 4 de dezembro marcou o final da temporada do Challenge Family com a realização do Challenge Florianópolis, apresentando um Start List de alto nível em busca do pódio na bela Floripa e pela premiação de US $ 10.000, onde vimos no Challenge Florianópolis a primeira vitória profissional de André Lopes e mais uma de Pâmella Oliveira.
XTERRA
O Xterra World Championship do ano que vem retornará a Trentino, na Itália, pelo segundo ano consecutivo, e será realizado no dia 23 de setembro.