Autódromo alemão será o palco da tentativa nos dias 5 e 6 junho
O local foi escolhido após uma busca global exaustiva pelo percurso mais rápido possível, que levou em conta vários fatores, incluindo fuso horário, clima, vento, altitude, superfície da pista e layout.
Levando em consideração esses elementos, os produtores do evento Mana Sports and Entertainment determinaram que o Dekra Lausitzring, na Alemanha, fornecerá as condições ideais para que quatro dos triatletas mais bem-sucedidos e condecorados do triathlon mundial escrevam seus nomes na história.
Falando sobre como o local ajudará a atingir o objetivo de se tornar Sub7 e Sub8, Alistair Brownlee disse:
“O Dekra Lausitzring foi projetado para corridas e velocidade, por isso é o local perfeito para tentarmos quebrar as míticas barreiras Sub7 e Sub8. Cada elemento do percurso precisa criar condições ideais para obtermos ganhos e ter um ambiente controlado para maximizar os resultados e minimizar os riscos será essencial.”
Para Lucy Charles-Barclay, a temperatura quente de junho desempenhará um papel fundamental:
“Para mim, o clima é realmente importante, pois permitirá uma perna de ciclismo incrivelmente rápida, onde a maior quantidade de tempo pode ser economizada. A natação em águas calmas também criará uma oportunidade para iniciar o desafio da melhor maneira possível – rápido.”
Kristian Blummenfelt ecoou dizendo: “Será ótimo correr em um local que é sinônimo de velocidade e oferece a combinação de condições climáticas ideais e um percurso rápido e plano”.
Falando sobre o percurso, Nicola Spirig acrescentou: “Você tem que ter controle sobre o meio ambiente. Então, por exemplo, ter um percurso plano é muito importante para alcançar um tempo rápido – o objetivo final.”
Falando sobre o projeto, o CEO da Mana e duas vezes campeão mundial de Ironman, Chris McCormack, disse:
“Esta é uma tentativa extraordinária que exige que tudo dê certo para nossos atletas. Tendo corrido em todo o mundo por três décadas, sei como as condições ideais são importantes para provas rápidas. Nossa tentativa gira em torno de dois elementos-chave; velocidade e tempo. O Dekra Lausitzring oferece um ambiente inigualável para nossos atletas quebrarem as barreiras da conquista humana e #DefyTheImpossible.”
A tentativa inovadora, onde os homens procuram reduzir em até 27 minutos o recorde atual e as mulheres pouco mais de 18 minutos, começará com a natação no Lago Senftenberg nas proximidades: um lago artificial de 1.300 hectares a aproximadamente 10 quilômetros do Dekra Lausitzring.
O tamanho do lago facilita um curso de natação direto ponto a ponto para minimizar as curvas e maximizar a velocidade. Nesta perna de 3,8 quilômetros, os atletas precisarão igualar o ritmo médio do recorde mundial acima de 1.500m nadando os 100 metros aproximadamente a cada 1 minuto.
Os atletas farão então a transição para o percurso de ciclismo. Aproveitando as condições de vento predominantes em estradas alemãs rápidas e abertas para, em seguida, explodir no Test Oval de Lausitzring de 5,85 km, os longos trechos retos da pista e sem curvas de baixa velocidade testemunharão as equipes de apoio do atleta (pacer) tanto na bike quanto na maratona.
O potencial de ganhos significativos é maior ao longo da perna de ciclismo de 180 quilômetros e os atletas precisarão atingir um ritmo médio de 45-50 km/h, próximo às velocidades máximas mantidas durante o recorde da Hora UCI, se quiserem alcançar o impossível.
Com as pernas de natação e ciclismo concluídas, os atletas agora enfrentam a última barreira – a maratona. Onde as corridas são frequentemente vencidas ou perdidas, e a determinação dos atletas é testada, a última etapa do triathlon será um teste de resiliência de 42,2 km e força de vontade para ver quem pode ir Sub7 e Sub8.
Para isso, os atletas precisarão correr em um ritmo abaixo dos 4min/km.
A Fundação Pho3nix confirmou a data e local para o Projeto Pho3nix Sub7 e Sub8, desenvolvido pela Zwift, que verá Alistair Brownlee, Lucy Charles-Barclay, Kristian Blummenfelt e Nicola Spirig tentarem quebrar sete horas para homens e oito horas para mulheres em toda a distância do triatlo.
A tentativa audaciosa será realizada em 5 ou 6 de junho de 2022 (dependendo do clima) no Dekra Lausitzring na Alemanha, um incrível complexo de corridas e campo de provas automotivas usado pelos principais fabricantes de veículos da Europa, o Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM), e o Campeonato Mundial de Superbike.