Seguindo as opiniões dos atleta profissionais, novo sistema de classificação mundial da PTO é divulgado
A Organização dos Triatletas Profissionais (PTO) anunciou uma versão atualizada do PTO World Rankings System (PTO WRS). De acordo com a PTO, “o trabalho árduo de um comitê de atletas profissionais para tornar as classificações mais transparentes, objetivas e refletindo as performances de prova dos triatletas profissionais ao longo de uma temporada”.
O PTO WRS original foi projetado para premiar o desempenho, independentemente de onde os atletas escolheram competir e contra quem competiram. Embora isso possa ter se aplicado durante um mundo fragmentado de um esporte profissional afetado pelo COVID, a PTO acrescenta que ouviu o feedback de atletas, fãs e a mídia para… “fazer melhorias que tragam maior clareza, credibilidade e unidade aos rankings do esporte”.
O Comitê de Classificação de Atletas, que incluía os atletas profissionais Ruth Astle (GBR), Antony Costes (FRA), Renee Kiley (AUS), Jackson Laundry (CAN) e Danielle Lewis (EUA), trabalhou para desenvolver um sistema que atendesse aos quatro princípios básicos que eles acreditavam ser o mais importante – transparência, objetividade, simplicidade e justiça.
PTO WRS atualizado incorpora:
Um sistema de níveis para as provas; consideração da qualidade do Start List em cada evento; e garantir que desempenhos excepcionais sejam recompensados com base nos tempos de chegada em comparação com outros atletas na mesma prova.
“Como uma organização em co-propriedade de seus atletas, era importante que eles assumissem a liderança no desenvolvimento do novo Sistema de Classificação Mundial da PTO, após feedback unânime de que o sistema precisava mudar”, disse o CEO da PTO, Sam Renouf.
“Gostaríamos de agradecer especialmente ao Comitê de Ranking de Atletas da PTO por todas as suas ideias, energia e trabalho duro ao longo do ano passado, que acredito que nos levou a um lugar muito melhor. Um sistema de classificação mundial PTO eficaz é crucial para nos ajudar a destacar as superestrelas do esporte e criar uma narrativa ao longo da temporada para os fãs seguirem.”
PTO World # 22 Ruth Astle disse: “Exploramos toda uma gama de sistemas diferentes… e acredito que o sistema com o qual acabamos tornará mais fácil para os atletas saberem quais pontos podem esperar de uma prova e para os fãs entenderem como esses pontos foram concedidos. Também recompensa as boas provas nos eventos mais competitivos, o que considero fundamental para o progresso do nosso esporte.”
“Estou confiante, depois de quase 13 meses de trabalho e revisão constante, nosso novo sistema consegue tudo isso. Mais importante ainda, é completamente transparente – o que não apenas permite aos atletas a capacidade de planejar sua programação com bastante antecedência, mas também fornece aos organizadores da prova uma estrutura de requisitos, caso desejem sediar um evento para profissionais com uma bolsa de prêmios. Isso beneficiará muito nosso esporte e todos os atletas profissionais, tanto a curto quanto a longo prazo”, disse o PTO World #93 Renee Kiley.
Novo sistema de níveis
Sob o novo PTO WRS, existem cinco níveis de prova: Diamond, Platinum, Gold, Silver e Bronze. Embora tenham sido baseados principalmente em prêmios em dinheiro, o PTO também considerou outros critérios para os níveis, como prestígio, exposição na mídia e cobertura de transmissão.
Cada nível tem pontos de base, com o primeiro colocado recebendo todos os pontos de base e outras posições caindo em pontos a partir daí. O PTO acrescenta que isso ajuda os atletas profissionais a planejar sua temporada e avaliar pontuações potenciais com antecedência, além de oferecer aos atletas em desenvolvimento um caminho mais claro para aumentar sua classificação em competições de nível inferior.
Diferentes níveis também têm diferentes pontos entre as posições finais – refletindo as ponderações relativas de prestígio e competitividade de cada nível. Esses pontos de posição de nível representam 40% do cálculo de pontuação geral do PTO WRS.
FORÇA DO FIELD
“Strength of field” (SOF), calculada pela média de pontos do ranking mundial PTO dos cinco primeiros colocados em uma prova, significa que quanto mais forte for o Start List, mais pontos serão oferecidos.
“Isso reflete os desejos dos atletas de ponta de competir com seus pares em eventos verdadeiramente competitivos e a crença da PTO de que ver os melhores do mundo lutando com mais regularidade cria histórias mais convincentes para elevar o esporte como um todo. A SOF é responsável por 30% do cálculo de pontuação geral do PTO WRS.’
O Comitê de Classificação de Atletas da PTO acrescentou um comentário: “O triathlon de longa distância no momento ainda está em um lugar de inconsistência em termos de quem comparece às provas, precisão dos percursos e competitividade do evento.
“Começamos com um modelo de classificação baseado em eventos escalonados e posições alcançadas nas provas, e um dos elementos que realmente não resolveu foi a capacidade de recompensar os atletas por se saírem bem em um Field forte.
Tempos de chegada dos atletas
Os tempos de chegada dos atletas ainda desempenham um papel fundamental no novo PTO WRS. Porém, em vez de comparar os tempos com um melhor tempo teórico, os atletas serão julgados uns contra os outros dentro de cada prova.
A combinação do SOF com os tempos médios de chegada na frente da prova (número incluído dependente do número de finalistas) cria um tempo de linha de base. Uma ‘dominação do dojo’ pelo vencedor ganhará mais pontos, enquanto um atleta que ficar para trás receberá menos pontos. A PTO observa que a pontuação do tempo de prova compõe os 30% finais do cálculo geral da pontuação do PTO WRS.
Os bônus também são tratados de maneira diferente dos anos anteriores. Os especialistas de longa distância se beneficiarão de um aumento de 5% em sua melhor pontuação de distância completa até e incluindo eventos de nível Ouro.
Isso leva em consideração o fato de que os atletas focados em provas de meia distância normalmente correm mais vezes a cada temporada, dando mais oportunidades de marcar pontos ou melhorar uma pontuação existente e que também há muito mais eventos de meia distância nos níveis Diamond e Platinum, que oferecem mais pontos.
O novo Sistema de Classificação Mundial PTO mantém um período contínuo de 52 semanas com as mesmas regras para elegibilidade de prova (em distância olímpica, acima de US$ 10.000 em prêmios em dinheiro).
As pontuações do PTO World Rankings dos atletas continuarão a ser baseadas na média de seus três melhores resultados de prova.
Mais detalhes, visite www.protriathletes.org/pto-world-ranking-system