Argentino radicado em Niterói, campeão do Ironman Brasil 2012, voltou a competir neste domingo
Neste domingo foi realizada a 1ª Etapa do Campeonato de Duathlon do Rio de Janeiro, o Rio Duathlon, no Aterro do Flamengo. Os campeões foram Iuri Vinuto e Karen Krichana e, além deles, o destaque foi o retorno às competições de Ezequiel Morales, triatleta profissional argentino que vive em Niterói (RJ) há vários anos e é muito querido pela comunidade do triathlon.
Ezek, como é conhecido, possui, entre várias outras conquistas, o título do Ironman Wisconsin de 2011 e do Ironman Brasil de 2012, e ano passado sofreu com lesões e cirurgias. No Rio Duathlon ele passou pela emoção de competir num evento onde seu filho, Philip, também participou.
“Tem provas que ficam guardadas na sua memória por muitos anos, algumas a vida toda; acredito que o Rio Duathlon que aconteceu ontem em Botafogo, será uma dessas lembranças que ficará arraigada no consciente.
Respiro o esporte de nada-pedala-corre até sonhando. E ontem foi o retorno às provas depois de um 2019 ruim, lesões e cirurgias que me deixavam impossibilitado. Ajustando vários aspectos que conformam um atleta, nutrição, médico, fisioterapeuta, rotina de treinos, e um objetivo que me direcione, fui passando diferentes etapas. Até chegar no dia de ontem, poder novamente me alinhar na linha de partida.
A prova? A disputa? foi muito boa, consegui me manter na briga, apesar de alguns contratempos, que fizeram parte de mim, de quem estava fora de ritmo até para amarrar os elásticos do tênis (soltaram no meio da corrida). Gostei muito do meu retorno, me deixa animado para ajustar detalhes, e treinar mais motivado pra um próximo.
Mas, não foi só da parte competitiva que vou lembrar. Ontem, pela primeira vez pude compartilhar com meu filho uma mesma prova. Realizar um ‘aquecimento’, juntos, a pedido dele; compartilhar uma mesma área de transição, voltar para casa com nossas medalhas; tirar e colocar as bike nos carros, ajustar os capacetes etc.
Não sei até onde ele entende a importância de uma vivência assim, pelo menos para mim foi das melhores. Porque nosso esporte competitivo, não deixa de ser uma brincadeira para eles. E em quanto brinque, saberei que está certo, e que permanecerá por mais tempo ao meu lado.
É difícil segurar a emoção de quem viveu e respirou pensando num pódio, e passar para ele apenas vivências gostosas e divertidas.
Têm algumas imagens de ontem, que me deixam em paz. A tranquilidade dele em todo momento, e em especial um abraço espontâneo, no pódio, com o coleguinha da brincadeira! Que assim seja hoje, e sempre. Vida longa ao esporte!”, escreveu Ezequiel em sua conta do Instagram.
O Rio Duathlon foi realizado na distância de 4,2 k de corrida / 16,8 k de ciclismo / 2,1 k de corrida. O pódio masculino foi composto pelo campeão Iuri Vinuto, seguido por Miguel Morone, Guilherme Guido, Josias Ribeiro e Ezequiel Morales.
O pódio feminino foi composto com a campeã Karen Krichana, seguida por Fernanda Amâncio, Claudia Moscon, Claudia Pavam e Marcella Tcheh.