É uma neuropatia também conhecida como “Paralisia do Ciclista” ou “Paralisia do Guidão”
Por Ricardo Ramos
A dor dor punho não está entre as principais lesões do nosso esporte, como a dor no pescoço, que mencionei aqui no meu texto da semana passada, mas é uma dor que aflige muitos ciclistas e triatletas que pedalam por horas com boa parte do peso do corpo sobre os punhos.
Como a dor do pescoço, você também pode evitar a dor no punho com fortalecimento muscular e um bike fit adequado. E para ambos recomendo que procure um profissional habilitado e capacitado, com experiência e vivência no esporte.
É uma neuropatia também conhecida como “Paralisia do Ciclista” ou “Paralisia do Guidão”. Causada pela compressão do nervo Ulnar, que fica localizado entre os dedos anelar e o mínimo, leva a sintomas como dor, formigamento ou dormência, podendo levar à fraqueza da mão e uma consequente queda. Se você negligenciar, a situação pode evoluir para uma “Síndrome do Túnel do Carpo” que afeta causa os mesmos sintomas, sendo que atinge uma área maior indo do dedo polegar ao anelar.
Fique atendo à posição do guidão, pois se o mesmo estiver muito baixo, pode sobrecarregar o peso do corpo sobre os punhos. Além disso, considere as dicas a seguir:
– Prefira utilizar, caso possa, garfo de fibra de carbono em sua bike, que ajuda no amortecimento, assim como um bom par de luvas e fitas de guidão de boa qualidade;
– Guidão de fibra de carbono também pode ajudar no amortecimento;
– Guidão anatômico causa menos estresse para suas mãos e punhos, especialmente quando usamos a parte de baixo;
– Ajuste da posição das manetes de freio e câmbio.
Exercícios de alongamento e fortalecimento, como os do vídeo abaixo, podem te ajudar a previnir dores no punho. Você pode fazer esses exercícios em qualquer lugar e utilizando poucos minutos. Pode usar como parte no aquecimento e como parte do seu trabalho de mobilidade.
Alongamentos e exercícios de mobilidade e fortalecimento dos tendões do punho (como os mostrados no vídeo) irão fortalecer a região e ajudar proteger você não só durante a pedalada, como durante um eventual tombo de corrida e também a manter a posição durante a natação.
Ricardo Ramos é Prof. especialista em treinamento desportivo CREF: 3937-G/RJ e Graduando em fisioterapia. @ricardoramospersonal