[sam_pro id=0_27 codes=”true”]
Neste domingo, 18 de março, a capital baiana verá uma disputa eletrizante que envolve 750 metros de natação, 20 km de ciclismo, 5 km de corrida. A Copa Continental de Sprint Triathlon, evento chancelado pela Federação Internacional de Triathlon (ITU), reúne cerca de 300 atletas de alto nível.
Participam da prova na praia de Piatã grandes nomes da modalidade como Manoel Messias, campeão pan-americano, Diogo Sclebin, vice-campeão sul-americano, Danilo Pimentel e Kauê Willy, integrantes da seleção brasileira, os experientes Reinaldo Colucci e Anton Ruanova, além de Bia Neres, campeã mundial militar, e Luísa Baptista, líder do ranking feminino nacional.
“Fiquei muito feliz com a entrada de eventos internacionais no calendário de provas do país. Tivemos uma Olimpíada aqui e temos condições para realizar qualquer prova de nível internacional de triathlon. Acho que Salvador tem uma estrutura ótima e a torcida sempre ajuda muito”, contou Bia Neres, integrante da seleção brasileira.
Além disso, a prova será uma grande oportunidade para dois jovens soteropolitanos mostrarem seu potencial. Beatriz Dumet era atleta de ginástica artística mas migrou para o triathlon aos 14 anos, conquistando resultados expressivos nas categorias de base, incluindo a participação em Mundiais da ITU. Agora, aos 20 anos pretende ser a primeira triatleta baiana à disputar uma Olimpíada em Tóquio2020.
Já David Lucas, tem 16 anos, é proveniente de um projeto social, já conquistou o título de campeão brasileiro na sua categoria e em 2017 foi convocado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para representar o Brasil em “Missão Oficial” nos Jogos Sul Americanos da Juventude em Santiago. Nesta temporada a meta é alcançar a classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires e a prova em Salvador foi escolhida como única classificatória para a seletiva da Confederação Americana de Triathlon (CAMTRI), que ocorre em 30 de junho no Equador. Competição para todas as idades
[sam_pro id=0_15 codes=”true”]
Paralelamente ao evento internacional, ocorre também a 1ª etapa da Copa Triathlon Brasil, principal circuito de sprint triathlon do país. A prova é aberta a todos os triatletas federados que se inscrevem nas categorias de idade (Age Group). Vale lembrar que a Copa Triathlon Brasil soma pontos importantes no ranking nacional, que pode classificar atletas para os Campeonatos Mundiais da ITU, como a Grand Final de 2019, em Lausanne, na Suíça.
CAMTRI SPRINT TRIATHLON AMERICAN CUP E 1ª ETAPA DA COPA TRIATHLON BRASIL
Data: 18 de março (domingo)
Local: Praia de Piatã, Salvador (BA).
Programação
7h30 – Abertura da área de Transição Categorias de idade (Age Group) / Paratriathlon
9h15 – Largada Categorias de idade – Masculino
9h20 – Largada Categorias de idade – Feminino
9h25 – Largada Paratriathlon
10h – Abertura área de transição Elite / Sub23 / Junior
11h15h – Largada Elite / Sub23 / Junior Masculino
11h30h – Largada Elite / Sub23 / Junior Feminino
13h – Início da Premiação