Sam Long desabafa sobre o penalty em St. George

Triatleta americano fala, em vídeo, sobre a controversa penalidade que sofreu no recente Campeonato Mundial de Ironman 70.3

Ele focou nesta prova. Abriu mão da vaga para o Mundial de Ironman, no Hawaii, somente para ter mais condições de brigar pelo título de campeão mundial de Ironman 70.3, em St. George, Utah, no final de semana passado, mas tudo veio abaixo após tomar uma punição por vácuo – a primeira de sua carreira – em que teve que ficar cinco minutos parado na tenda de penalty box…

Esta penalidade, numa prova profissional de Ironman, já causa grandes estragos, imaginem numa de Meio Ironman… No sábado passado, o carismático Sam Long e seu popular bordão de incentivo “yo yo yo” ficaram arrasados após o aviso da penalidade. Falando em seu canal no YouTube (vídeo incorporado abaixo), ele percorre toda a prova até o momento complicado: “As coisas começaram a ficar bem complicadas. Eu peguei esse grupo absolutamente enorme – deve ter sido de 25 a 30 pessoas – e o que é tão engraçado é que eu me lembro de chegar na parte de trás do grupo e pensar que isso seria um pesadelo absoluto. Literalmente, o único pensamento em minha mente era descobrir como chegar à frente deste grupo sem receber uma penalidade – não faça nada rápido, não faça nada louco, não mostre meu ego, apenas seja o mais inteligente possível… Eu nunca recebi uma penalidade por vácuo antes, então não conseguia lembrar o que era azul ou amarelo, e perguntei ao árbitro – eu honestamente pensei que talvez uma das minhas sacolas plásticas tivesse caído e eu estava recebendo uma penalidade de lixo não intencional.”

Sam Long lembra com pesar, pois realmente se dedicou a esta prova: “Talvez, em toda minha vida, eu não estivesse tão animado com uma prova; estava realmente positivo sobre isso… o empenho que coloquei neste evento mudou-me como pessoa e o trabalho e o tempo não se perdem”.

Long também confirmou que pretende agora correr o IRONMAN Arizona em três semanas e talvez o Ironman 70.3 Indian Wells, depois disso.

RESPOSTA DA IRONMAN

“O pênalti na verdade aconteceu um minuto ou um minuto e meio antes que o mesmo fosse realmente televisionado… ”, disse Ron Kowalcyzk, Chefe de arbitragem do Mundial de Ironman 70.3, na entrevista que foi postada no Facebook. “A penalidade foi por ‘encaixar’ – essa é uma penalidade de draft. Quando você tem dois atletas que estão devidamente espaçados, com 12 m de distância, então você teria que passar pelos dois atletas antes de poder se mover para a direita.”

Como Sam Long estava passando por vários atletas, ele precisava passar todo o grupo, pois todos estavam espaçados de 12 m. Por ter “se encaixado” entre dois ciclistas que estavam a 12 m de distância, ele tecnicamente entrou na zona de vácuo de outro atleta, razão pela qual o oficial lhe deu a penalidade.

Abaixo, confira o vídeo com o depoimento de Ron Kowalcyzk e, na sequência, o de Sam Long:

Redação

press@trisportmagazine.com