Sam Long e Emma Pallant vencem em Boulder, Pâmella é 13ª e Pimentel o 16º

Meio Ironman no Colorado reuniu grandes atletas neste sábado no Colorado

Em uma manhã fria na tradicional Boulder Reservoir, precisamente as 6h05 hora local, foi dada a largada do tradicional Ironman 70.3 Boulder para a elite masculina, com  a largada feminina 5min após.

Após 1900m de nado em água mexida devido ao vento, a liderança ficou para o australiano Sam Appleton e a americana Taylor Knibb, que fazia sua estreia na meia distância, depois de ter conquistado a medalha de prata no revezamento olímpico nos Jogos de Tóquio há 1 semana. Ela completou a natação seguida da brasileira Pâmella Oliveira.

Durante os 90km de bike o australiano liderou e foi abrindo vantagem até que faltando menos de 5k teve a companhia do atleta local Sam Long, que com o melhor pedal do dia depois de um déficit de quase 4min na natação, foi o primeiro a entregar a bike, poucos segundos à frente Appleton.

No feminino Knibb surpreendeu a todos a bordo da sua costumeira road bike,  no estilo old school com os geis colados no quadro da sua bike, foi abrindo vantagem, entregando a bike na liderança.

Pami se segurou bem na segunda posição até a primeira metade do percurso mas depois teve uma queda no rendimento sendo ultrapassada, chegando na transição  na 7ª posição. A brasileira vinha de uma Ironman em Lake Placid há 2 semanas, visivelmente ainda em recuperação.

Lá na frente Sam Long depois de uma transição alucinada, foi abrindo vantagem sobre a concorrência em busca da vitória e do recorde da prova com a parcial de 1h12 para os 21km. Appleton conseguiu se segurar na 2ª posição, deixando o americano Colin Chartier na terceira posição. O brasileiro Danilo Pimentel foi o 16º colocado.

No feminino Knibb liderou por 10km mas não conseguiu segurar a especialista inglesa, Emma Pallant, que com  melhor corrida do dia foi a grande vencedora.

Knibb fez uma ótima estreia na meia distância e uma disputa espetacular com sul-africana Jeanni Metzler, onde chegou a ser ultrapassada, mas com uma recuperação incrível retomou a segunda posição ficando com o vice-campeonato

Mais atrás a nossa Pamella Oliveira fechou a prova na 13ª colocação depois de lutar muito contra o cansaço durante os 21km finais da prova.

A brasileira que está baseada em Boulder já há algumas semanas, terá cerca de 6 semanas de recuperação e treinamento para o mundial de 70.3 em St. George.

Redação

redacao@golonger.com.br