Foot core é o nome dado ao músculos intrínsecos do pé e vale a pena fortalecê-los
Por Fabiola Vieira
Quando você pensa em exercícios para prevenir lesões na corrida, o que vem à sua mente? Provavelmente extensões de coluna, pranchas e abdominais. Se você está realmente estiver por dentro do assunto, pode estar imaginando ostra, ponte de glúteo e outros exercícios de força do quadril, porque você sabe que a fraqueza da musculatura do quadril está ligada a várias lesões na corrida. Mas um artigo provocativo publicado em 2020 propôs que há outro local com o qual você precisa se preocupar – o “foot core”.
Foot core é o nome dado ao músculos intrínsecos do pé. A denominação da palavra CORE, núcleo em Inglês, não é por acaso. Assim como o core do tronco estabiliza coluna e quadril, estes músculos tem como função de estabilizar o pé fornecendo uma base sólida para os músculos maiores e mais poderosos da parte inferior da perna moverem o pé com eficiência.
Sabendo da função destes músculos fica mais fácil entender o sucesso na prevenção de lesões na corrida do seguinte estudo:
Um artigo publicado no The American Jornal of Sports Medicine testou 118 corredores recreativos. O grupo placebo fez apenas alongamento, o que não previne lesão, e o grupo de intervenção treinou foot core, os 2 grupos foram acompanhados por 12 meses.
Em 8 semanas de treinamento as lesões do grupo de intervenção, que fortalecia o foot core, foram 2,4x menores em comparação ao grupo placebo.
A melhora na saúde do pé não só ajudou a reduzir a incidência de lesão, ou retardar sua ocorrência, mas também modificou a biomecânica da corrida, aumentando a capacidade de impulso vertical.
Aproveite o começo da temporada para dedicar à construção e pés mais fortes e diminuir o risco de lesão. Essa rotina consiste em seis exercícios para você fazer 2 a 3 séries de 8 a 12 repetições, 2 a 3 vezes por semana. São eles (mais abaixo, confira o vídeo com a demonstração):
- Elevar o dedão com os outros dedos no chão
- Elevar os dedos com o dedão no chão
- Trazer com os dedos a toalha de rosto com um objeto
em cima.
- Arquear o pé sem torcer o tornozelo
- Pegar a caneta com o pé
- Elevar o calcanhar com os dedos em uma toalha de rosto
dobrada.
Fabíola Vieira é Fisioterapeuta e Triatleta amadora @fabiolabvieira