A grande questão é saber se a pessoa está realmente com fome e deveria fazer alguma refeição, ou se é apenas ansiedade
Vejo que muita gente fica mascarando a fome com chás, cafés e bebidas sem calorias. Isso é um problema? Para muitos, pode parecer que não. Bebidas sem calorias não contam e não “engordam”. Ok.. raciocínio correto.
A grande questão é saber identificar se a pessoa está realmente com fome e deveria fazer alguma refeição, ou se é apenas ansiedade. Se for apenas ansiedade, ok.. não vai atrapalhar NO PONTO que vou colocar agora; já se é realmente fome, provavelmente a glicemia já começou a cair.
O problema que vejo é quando a pessoa fica mascarando essa queda de glicemia com essas bebidas. Ela acaba tendo uma falsa sensação de saciedade (pelo volume no estômago), mas não está nutrida corretamente. Se ela começa o treino com essa falsa sensação de saciedade, ela não vai render o que poderia neste treino e estará sempre com aquela sensação de “cansada”, sem energia na atividade e sem saber o porquê!
A hipoglicemia (e queda de glicogênio) é um dos principais pilares da fadiga central! Ela sinaliza para o cérebro que é hora de encerrar a atividade! Você não vai render 100% no seu treino desta maneira!
Aí tenho certeza que alguns vão questionar: “mas eu consigo fazer atividade em jejum muito bem!” Sim! Você consegue se estiver cetoadapatado, ou seja, se estiver usando corpos cetônicos como fonte de energia e, desta maneira, conseguindo manter a sua glicemia estável. “Ah! Então a chave é ser cetoadaptado!?” Infelizmente não… neste cenário você consegue se manter bem na atividade, mas não significa que vai performar da sua melhor forma! Mas isso é papo para um próximo texto!
Julia Engel é nutricionista. @juliacengel