O seu treino não está pago porque você deve nada a ninguém
Por Paula Figueira
Se você pratica alguma atividade física provavelmente tem o hábito de postar foto do seu treino nas redes sociais. Não duvido também que alguma vez usou a legenda “TÁ PAGO”, mesmo que de brincadeira e ciente que nem todo o mundo tá interessado em saber disso.
Se a intenção é influenciar as pessoas transmitindo o seu entusiasmo com seu estilo de vida, não vejo problema algum em mostrar o treino nas mídias sociais! Só que nem sempre o “TÁ PAGO” diz sobre o seu treino.
O “TÁ PAGO” pode falar de uma suposta dívida com os imperativos da alta performance e da importância dos exercícios físicos que marcam a cultura atual, mas que pode nos levar a uma busca obcecada por ideais muitas vezes inatingíveis, podendo resultar em condições de sofrimento psíquico como a ansiedade, a depressão e as compulsões.
O “TÁ PAGO” pode dizer sobre a nossa dívida simbólica com a civilização por não nos enquadrarmos em um padrão ideal, ou por resistir às idealizações. Talvez fale também da angústia com o fato de que não existe uma verdade absoluta para responder aos enigmas da nossa existência. Dessa forma, a conta nunca estará paga!
Treino não é dívida e deve ser em primeiro lugar a sua fonte de prazer e bem-estar! A insistência em afirmar para o mundo que o treino “TÁ PAGO” talvez fale de outra coisa, algo que ainda desconheça sobre você.
Paula Figueira é psicanalista, psicóloga do esporte e triatleta amadora. @paulafigueirapsi