Oitava edição do maior festival de bike da América Latina foi lançada nesta terça-feira, no Jockey Club de São Paulo. O evento reunirá todos os amantes da bicicleta, entre 14 e 17 de setembro
São Paulo (SP) – O Shimano Fest, maior festival de bike da América Latina, foi lançado oficialmente nesta terça-feira (16), na área social do Jockey Club de São Paulo, local do evento pelo terceiro ano consecutivo e que será realizado no período entre 14 e 17 de setembro deste ano, com muitas novidades. A oitava edição já tem 90% dos espaços comercializados, com a confirmação de 200 marcas na área de exposição e lojas. Após adotar, em 2015, o mote #TodoMundoPelaBike, e no ano seguinte destacar o #RespeitoPelaBike, desta vez o lema do Shimano Fest é o #PedaleJunto, impulsionado por diversas ações criadas pela marca japonesa, visando incentivar mais pessoas a utilizarem a bicicleta no seu dia a dia.
“Estamos muito felizes de apresentar o Shimano Fest, em seu oitavo ano consecutivo, crescendo mais a cada edição. Para comprovar, chegamos ao lançamento, a quatro meses do evento, com 90% dos espaços fechados, ou seja, as empresas do mercado nos procuraram com grande antecedência, pois são estes parceiros que fazem o Festival da Bicicleta ter a importância que tem. Este fato inclusive nos fez aumentar em 30% a área da Expo, em relação ao ano passado”, enaltece Rogério Tancredi, gerente de marketing da Shimano Latin America.
“Também é muito bom ver o Shimano Fest no calendário anual de grandes eventos da cidade de São Paulo, o centro econômico do País. Isso mostra que, realmente, estamos no caminho certo. Esperamos 25 mil pessoas e iniciamos, desde janeiro, uma série de ações de mobilização e divulgação junto à comunidade da bike e os paulistanos em geral”, complementou o gerente de marketing da empresa japonesa na América Latina.
Entre as ações criadas para divulgar o evento, destacam-se: o Shimano Fest Convida, série de encontros com personalidades do mundo da bike em tradicionais bike cafés de São Paulo, focados no público do ciclismo. O terceiro encontro será no dia 7 de junho com Erika Sallum, editora-chefe da revista Bycicling Brasil e responsável pelo blog Ciclocosmo da Folha de S. Paulo, e a atleta profissional Sabrina Gobbo, atual campeã do XTerra; Shimano Fest Entrevista, uma conversa com os principais players do mercado ao vivo na Fan Page da marca no Facebook; e o Shimano na Ciclovia, tenda de apoio aos ciclistas que será montada a partir de 27 de maio, dentro da Ciclovia do Rio Pinheiros próxima à rampa de acesso do Parque do Povo, todos os sábados e domingos, até 10 de setembro, entre 8h e 15h.
Fortalece também o Shimano Fest o Maio Amarelo, movimento internacional lançado na Capital Paulista pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), que orienta motoristas, pedestres, ciclistas, motociclistas e a sociedade em geral para a necessidade da busca por um trânsito mais seguro. A marca japonesa acabou de participar do Maio Amarelo por meio do Shimano no Parque, em que durante a semana de 8 a 13 deste mês montou seu tradicional Suporte Neutro em sete parques da cidade, fazendo reparos, regulagens e ajustes básicos de bikes, além de dar dicas de como pedalar com segurança pelas ruas da cidade.
Novidades na estrutura e programação – A oitava edição do Shimano Fest manterá a estrutura de 2016, com as mesmas áreas que fizeram sucesso no último ano. Os pilares que compõem o evento são: Arena de Exposição, Espaço Mulher, Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition e Bike Mobility, além do espaço gastronômico, que foi aumentado e terá 30 food-trucks e food-bikes. A maior novidade estará na Expo, com uma área coberta atendendo a solicitação dos expositores. O evento ganhará ainda salas de treinamento e palestras, para serem utilizadas pelas empresas participantes.
Na programação, outra sugestão de lojistas e expositores foi prontamente aceita: o evento será das 10h às 20h no três primeiros dias, enquanto no domingo (17) tem início às 10h e término às 17h30. No Bike Competition, a prova de Short Track, com disputa em formato Cross Country Eliminator (XCE), para dar mais emoção às disputas, tem tudo para ser a principal novidade. Na área ‘Bike Radical’, o Pump Track promete sua própria competição, enquanto no Bike Kids também haverá uma disputa inédita, de bicicleta sem pedal (Balance Bike), também apelidada de “Shimaninho”.
Empresas confirmadas – Farão parte da oitava edição do maior festival de bike da América Latina algumas das principais marcas do setor, tais como: Caloi, Cannondale, GT Bicycles, Oggi, Sense Bike, Audax, Soul Cycles, Groove, Fuji, Corratec, GTS M1, Houston, Nathor, Niner, Continental, Pirelli, PRO, Pearl Izumi, Garmin, Camelbak, Biape, Sol Sports, Bikefitting.com, Blue Cycle, Isapa, Maxxis, Black Burn, Chaoyang, Fizik, entre várias outras.
Atrações mantidas – Assim como a área de exposição, onde profissionais do setor e entusiastas da bike poderão conhecer tendências e principais novidades do mercado durante os quatro dias de evento, as outras arenas – Espaço Mulher, Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition e Bike Mobility – irão agitar o Shimano Fest. A área de lojas, com vendas diretas aos consumidores, funcionará apenas no sábado e domingo (16 e 17), nas duas datas abertas ao público, enquanto os dias 14 e 15 são exclusivos para profissionais do mercado. Seguindo seu crescimento, o festival disponibiliza para as marcas de fora do setor a oportunidade de patrocinarem as seis arenas. A comercialização destas áreas está a cargo da ZDL Sports.
No Espaço Mulher, aulas gratuitas e palestras com formadores de opinião são os principais destaques. No Bike Show, atrações musicais e o já tradicional show de Taiko, os tambores japoneses. No Bike Radical e Bike Competition, os melhores atletas das duas rodas, brasileiros e estrangeiros, apresentam-se em uma variedade de modalidades, como BMX Radical, MTB e ciclismo de estrada, além de mais uma edição do Desafio Técnico, em parceria com a Escola Park Tool. A área Bike Kids, para os pequenos se divertirem ou até aprenderem a pedalar, e o Bike Mobility, aberto para as discussões e debates sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade com especialistas e cicloativistas, completam a programação do evento.
Evento consolidado – Em 2010, a Shimano teve a iniciativa de promover um evento ao ar livre, incentivando o contato das pessoas com o mundo da bicicleta. Uma celebração do esporte, reunindo famílias e atletas profissionais de diferentes países. Nas sete primeiras edições, reuniu mais de 75 mil pessoas, confirmando a aceitação do público e das marcas e despertou o interesse de diversas cidades brasileiras. Em 2017, chega ao terceiro ano consecutivo em São Paulo, cidade que está desenvolvendo uma estrutura cada dia mais propícia para a mobilidade urbana via bicicleta. Após a primeira edição em Santana de Parnaíba, o Shimano Fest foi realizado entre 2011 e 2013 em Mogi das Cruzes, e em Sorocaba, em 2014.
Vídeo oficial – Confira o vídeo oficial da sétima edição do Shimano Fest, realizada no Jockey Club de São Paulo em setembro de 2016: https://www.youtube.com/watch?v=4004LaBSzkc
Sobre a Shimano – Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America foi fundado em 2007, em São Paulo.
A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration – alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics – para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), entre outras, reconhecidas e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.