Shimano Fest cresce em 2016 e une lazer, mobilidade e negócios!

Maior festival de bicicleta da América Latina, o Shimano Fest cresceu ainda mais. Em sua sétima edição, o evento criado para toda a família ganhou mais dois dias em relação ao ano de 2015, com uma área específica para negócios no Jockey Club de São Paulo. Entre 22 e 25 de setembro, os adeptos da prática esportiva e o grande público em geral, estarão em contato com o mundo da bike e conhecerão as novidades que as principais empresas do mercado têm para apresentar. O evento tem entrada gratuita: a doação de alimentos para instituições de caridade é sugerida pela organização. Os dois primeiros dias, quinta e sexta, serão exclusivos para a imprensa e profissionais do setor, enquanto o sábado e o domingo (24 e 25) será aberto ao público.

“Diferentemente da última edição, em 2015, teremos neste ano dois dias a mais de evento no Jockey Club de São Paulo. A novidade da sétima edição do Shimano Fest, demonstra a vitalidade do setor que, mesmo em um momento de dificuldade econômica do País, está crescendo. A força da bicicleta é comprovada com a perspectiva de termos um aumento no número de expositores e de marcas em torno de 20%, e também de público, estimado em 25 mil pessoas neste ano”, antecipou Rogerio Tancredi, gerente de marketing da Shimano Latin America, no lançamento do evento na manhã desta terça-feira (17), em São Paulo.

Sensibilizar mais pessoas quanto à segurança dos ciclistas nas ruas e estradas será um dos principais objetivos do evento, motivado pela perda trágica do ultraciclista Claudio Clarindo, embaixador da marca, morto no dia 25 de janeiro deste ano enquanto treinava, além de outros casos recentes em todo o País. “Em 2016, o Shimano Fest vem com a mensagem de paz e respeito nas ruas e estradas. Não queremos ver mais vidas perdidas por falta de cuidado e atenção entre todos as partes envolvidas na engrenagem do trânsito das cidades: motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Em homenagem a Claudio Clarindo, verdadeiro herói da bicicleta por tudo que fez pela divulgação do ciclismo e da mobilidade alternativa, a sétima edição do Shimano Fest convida todos a se juntarem a nós por esta causa”, pediu Rogerio Tancredi.

Várias atrações – Na sexta edição, em 2015, o espaço do Shimano Fest no Jockey Club recebeu 15 mil pessoas em dois dias, com a presença de 48 expositores e 80 marcas. Além dos 25 mil visitantes esperados para a sétima edição, o espaço comportará 60 expositores e mais de 100 marcas do mercado de bike na área chamada de Bike Expo, com área especial para lojistas, incluindo venda direta ao consumidor final, e espaços exclusivos destinados aos patrocinadores do evento. Além do Bike Expo, o evento será dividido em mais cinco pilares: Bike Show, Bike Kids, Bike Radical, Bike Competition e Bike Mobility.

No Bike Show, com a Rádio Rock 89 FM no comando da trilha sonora, haverá ainda palco com atrações musicais, e os espaços Gastronômico, com food-trucks, e Bem-estar. O Bike Kids terá as tradicionais atrações para a criançada, com mini-bikes e a simulação da ciclofaixa de lazer, oficinas gratuitas de bikes, circuito pump-track, tira-rodinhas, entre outros. E o Bike Radical contará com apresentações de bike trial, BMX dirt jump e freestyle flatland.

Momento aguardado pelo público, o Bike Competition reunirá a prova de Short Track, válida pelo ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional), para profissionais e para amadores, dando a oportunidade de todos experimentarem a pista. Será realizada também a competição de Cyclocross e a prova de ciclismo de estrada no formato Criterium, com 3 km de extensão. Destinado às atividades, discussões e ações sobre a mobilidade urbana e sustentabilidade, o Bike Mobility também estará no foco das atenções, com palestras e debates sobre mobilidade e sustentabilidade, conversas entre especialistas e cicloativistas, cinema com videografia de curtas metragens e a abordagem do Cicloturismo.

Presença ilustre – O lançamento do Shimano Fest 2016 teve a presença da atleta do Shimano Sports Team Raiza Goulão (Specialized Racing BR). A ciclista viaja na noite desta terça-feira (17) para uma sequência de provas na Europa, três etapas da Copa do Mundo e o Mundial. Na próxima semana, Raiza deverá ser convocada como a representante do Brasil na prova de mountain bike da Rio 2016.

Comercialização do evento – A ZDL Sports será a agência responsável pela comercialização dos espaços do evento, que vão de 9 a 54 m2, além do patrocínio e merchandising da sétima edição.

Jockey Club de São Paulo – Ponto turístico da capital paulista, o Jockey Club de São Paulo está situado no bairro Cidade Jardim, a apenas 8 km do centro de São Paulo. Espaço seguro com extensa área verde para realização de grandes eventos, o local fica próximo a estação Cidade Jardim da CPTM, e tem conexão direta com a ciclovia do Rio Pinheiros e com as ciclofaixas aos domingos. O espaço terá estacionamento e bicicletário para quem optar por visitar o Shimano Fest de bike.

Evento consolidado – Em 2010, a Shimano teve a iniciativa de promover um evento ao ar livre, incentivando o contato das pessoas com o mundo da bicicleta e da pesca. Uma celebração do esporte, reunindo famílias e atletas profissionais de diferentes países. Nas seis primeiras edições, reuniu mais de 55 mil pessoas, confirmando a aceitação do público e das marcas e despertou o interesse de diversas cidades brasileiras. Em 2016, chega ao segundo ano consecutivo em São Paulo, cidade que está desenvolvendo uma estrutura cada dia mais propícia para a mobilidade urbana via bicicleta. Após a primeira edição em Santana de Paranaíba, o Shimano Fest foi realizado entre 2011 e 2013 em Mogi das Cruzes, e em Sorocaba, em 2014.

Redação

redacao@golonger.com.br