Simon Whitfield homenageado

Simon Whitfield, medalha de ouro no triathlon de Sydney 2000, foi incluído no Hall da Fama Olímpico do Canadá nesta quarta-feira, 23 de outubro, durante uma cerimônia em Toronto.

Nascido 250 km a leste de Kingston, Ontário, as quatro aparições olímpicas de Whitfield e duas medalhas fazem dele um dos triatletas mais condecorados da história dos Jogos. Foi na estreia olímpica do esporte na capital australiana em 2000 que ele conquistou um ouro memorável, recuperando-se de um acidente de bicicleta para vencer o evento inaugural perante milhares de pessoas nas ruas.

Em Atenas 2004, Whitfield terminou em 11º lugar, antes de retornar ao pódio quatro anos depois para conquistar a prata em Pequim num sprint emocionante com Jan Frodeno, da Alemanha, que levou o ouro. O quarto e último capítulo da história olímpica do canadense aconteceu em Londres 2012, onde ele teve a honra de ser o porta-bandeiras da equipe canadense pela segunda vez.

Um verdadeiro ícone do nosso esporte e um exemplo para os inúmeros atletas aspirantes que o idolatravam; a entrada no Hall do Fama Olímpica do Canadá é mais um momento marcante em uma vida notável. Foi deixado para um homem que assumiu o desafio de tentar imitar seu herói, Tyler Mislawchuk, tentar colocar em palavras o que Whitfield significava para ele; “Simon não falou apenas sobre a busca incansável; ele viveu isso, evidenciado por sua capacidade de permanecer no topo de seu esporte por duas décadas. Estou extremamente honrado em chamar Simon de um atleta incrível, mentor e amigo.”

Redação

press@trisportmagazine.com