Short Chute diferenciado e regra dos 90 segundos são algumas das novidades para 2022
O que é um short cute? Quem pode utilizar? Como funciona o Short Chute? Como é que certos atletas estão correndo por um percurso mais curto do que os outros? E o que isso traz para a festa da Super League Triathlon (SLT)? Aqui está o resumo definitivo sobre o que é o Short Chute e como ele surgiu.
O Short Chute é exclusivo da Super League Triathlon. Este elemento atraente das provas da Super League faz exatamente o que diz que faz. Ele cria um atalho na pista de corrida para os atletas que conseguirem um. Isso basicamente dá a eles um bônus de tempo, em tempo real. Não há bônus de tempo após o fim da prova. Isso é ao vivo, no momento, e muito dramático. É ótimo para os espectadores e adiciona outro elemento emocionante para incentivar a liderança nas disciplinas.
NOVIDADES PARA ESTE ANO
Para manter a pressão desde o início, os Short Chutes são conquistados no início da prova. No formato Enduro, Triple Mix e Eliminator, há três Short Chutes a serem conquistados. Eles são dados aos primeiros atletas que cruzam a linha de montagem após a natação na bateria 1, primeiro na linha de desmontagem após a bicicleta na bateria 1 e primeiro na linha de chegada após a corrida na bateria 1. Nenhuma equipe pode vencer mais de um Short Chute, não importa o que aconteça.
A utilização dos atalhos serão sempre realizados na etapa de corrida da bateria 3 do evento. E sempre na 1ª volta, portanto, mesmo que o atleta tenha uma vantagem, ainda não ultrapassou a linha de chegada e tudo poderá acontecer.
QUEM RECEBE O SHORT CUTE?
Essa é uma decisão para os Capitães de Equipe. Eles escolherão o atleta de seu time que poderá usar o Short Chute, caso sua equipe conquiste um durante a prova. Uma vez atribuído, não é negociável, o que significa que a pressão recai sobre os Capitães para que tomem a decisão certa. Lembre-se, uma equipe só pode fazer um Short Chute em uma prova individual.
90 SEGUNDOS
Outra inovação que foi adicionada ao SLT é a Regra dos 90 Segundos. Isso elimina os atletas que ficam mais de 90 segundos atrás do líder. O Super League Triathlon tem tudo a ver com competições próximas, intensas e emocionantes. Planejadas em pistas apertadas para aumentar a tensão, além de fornecer a melhor experiência possível ao público. Assim, a Regra dos 90 Segundos tem duas funções:
Em primeiro lugar, melhora a experiência do público. Isso força os competidores a correrem por todo o percurso se quiserem evitar ser eliminados. Há uma prova acontecendo na frente do pelotão, mas também uma prova mais atrás, já que os que estão atrás lutam para ficar dentro de 90 segundos
Em segundo lugar, fornece um aprimoramento de segurança muito necessário. Nesses percursos menores e mais apertados, a organização não quer arriscar lesões por ter atletas mais rápidos em velocidade máxima em bicicletas, enquanto outros ainda estão correndo (por exemplo, quando a ordem convencional do triathlon está alterada). Ao insistir na Regra dos 90 Segundos, limpa-se o percurso à medida que a prova progride, garantindo que nenhum dano aconteça a quem ficar para trás. A regra dos 90 segundos é aplicada na linha de montagem, 90 segundos após a passagem do líder da prova.
Confira aqui o calendário de 2022 da Super League Championship Series