Devido a tempestade na região, Ironman Full e Ironman 70.e foram disputados juntos, o que causou grandes pelotões de amadores no ciclismo
O Ironman Emilia-Romagna, na Itália, realizado neste domingo, teve como campeã a alemã Svenja Thoes, que superou a frustração de, um mês atrás, ter sido desclassificada do Ironman Irlanda, após também ter sido campeã. A organização, à época, identificou que ela teve algum tipo de ajuda externa e não aceitou seu recurso para anular a decisão.
Na Itália, então, foi para “lavar a alma” e vencer o Ironman – 3.8km de natação/180km de ciclismo (no caso desta prova, houve um ajuste para 175km)/42.2km de corrida – em 8:37:22, seguida pelas suíças Julie Derron (8:43:20) e Joanna Ryter (8:45:13). Derron merece um destaque, pois semana passada estava na World Triathlon Cup Karlovy Vary (distância olímpica) obtendo a 11ª colocação. Neste domingo fez sua estreia na distância Full e conquistou o vice-campeonato. Ao cruzar a linha de chegada estava visivelmente emocionada. Vale lembrar que a Categoria Profissional Masculina não foi disputada.
A região da prova sofreu enormes tempestades, que atingiram a cidade anfitriã de Cervia no sábado, forçando o cancelamento do Ironman Full e um enorme esforço de reagendamento para o dia seguinte, o domingo, que já tinha marcado uma prova de Ironman 70.3… o resultado foram enormes pelotões de ciclismo na prova amadora. Vale ressaltar o enorme esforço por parte da organização que é fazer isso, trocar uma prova do tamanho de um Ironman para o dia seguinte.
Resultados
1. Svenja Thoes (ALE) – 8:37:22
2. Julie Derron (SUI) – 8:43:20
3. Joanna Ryter (SUI) – 8:45:13
4. Katherina Grohman (ALE) – 8:55:53
5. Kristin Liepold (ALE) – 8:56:02