Depois do anúncio dos primeiros 4 atletas, através da qualificação automática, as escolhas dos capitães foram divulgadas
Os capitães da equipe Europa Normann Stadler e Natascha Badmann revelaram hoje suas escolhas de capitães para o principal evento da PTO, a Collins Cup, em 20 de agosto: Nicola Spirig, Holly Lawrence, Daniel Bækkegård e Sam Laidlow.
Comentando sobre as seleções, Normann Stadler, retorno do Campeão Europeu, comentou: “É sempre muito difícil fazer as escolhas dos europeus, pois há tantos atletas de destaque. Em Daniel Bækkegård, temos um experiente atleta da Collins Cup, que conhece bem o percurso e as condições e fez o terceiro melhor tempo na Collins Cup do ano passado. Daniel, como PTO World #7 do mundo, também é o atleta mais bem classificado no PTO a não se qualificar automaticamente para nenhuma equipe. O tremendo desempenho de Sam Laidlow no PTO Canadian Open mostrou que ele está pronto para competir com os melhores e se juntar à nossa equipe do Campeonato. Ele será o primeiro atleta da França a participar na Collins Cup”.
Do lado feminino, a capitã Natascha Badmann, observou: “Para as mulheres europeias, essas escolhas foram extremamente difíceis de fazer, pois há muitos atletas excelentes que merecem competir pelo Team Europe. Como vencedora do Prêmio Julie Moss do ano passado pelo desempenho mais corajoso, Holly Lawrence demonstrou o verdadeiro espírito da Collins Cup e a determinação do Team Europe. Com a Team Europe inesperadamente atrás, Lawrence caiu na bike, custando-lhe muito tempo. Ensanguentada e machucada, teve roubada sua chance de vencer sua prova, ela lutou e negou pontos de bônus vitais para a equipe dos EUA e da equipe internacional. Seu desempenho já faz parte da história da Collins Cup.”
“Enquanto Nicola Spirig é uma novata na Collins Cup, ela é uma veterana experiente com uma carreira sem precedentes. Cinco vezes olímpica e vencedora de medalhas de ouro e prata, Nicola é uma das maiores mulheres na distância olímpica que o esporte produziu. Será uma alegria vê-la se juntar ao Team Europe.”
AUSÊNCIA SENTIDA
A grande ausência das escolhas foi a britânica Emma Pallant. Ela é uma das melhores atletas do mundo na distância de Meio Ironman, além de ser a 9ª colocada no ranking da PTO, à frente de Holly e Nicola. Nas mídias sociais (principalmente no Instagram da PTO), muitos fãs emitiram opinião contrária às escolhas feitas pelos capitães do Team Europe.
Stadler e Badmann concluíram seus pensamentos comentando: “Embora infelizmente sintamos falta de nossos coletores de pontos altos Jan Frodeno e Lucy Charles-Barclay por causa de lesões, adicionar Kristian Blummenfelt, Magus Ditlev e Laura Phillipp certamente demonstra a profundidade e a força do Team Europe. Como experimentamos no ano passado no início da prova, quando ficamos para trás, a Collins Cup aumenta o desempenho de todos os atletas enquanto correm por suas equipes. A Team Europe não terá nada como garantido. Esperamos uma batalha tremenda, mas estamos confiantes de que o Team Europe reinará mais uma vez como campeão da Collins Cup”.
As qualificações automáticas para as equipes foram anunciadas na semana passada, após o PTO Canadian Open, e podem ser encontradas aqui. As escolhas dos capitães para a equipe internacional serão reveladas na sexta-feira. A Collins Cup acontecerá no dia 20 de agosto em Bratislava.