A Ironman anunciou que os atletas Tim DeBoom e Michellie Jones e os colaboradores Kenneth Gasque e Jan War serão introduzidos ao Hall da Fama do Ironman. A cerimônia será realizada no dia 9 de outubro, durante a semana da prova, no Campeonato Mundial de Ironman 2019, em Kailua-Kona, Havaí, EUA.
“Como nós passamos este ano celebrando todos aqueles que compõem o espírito Ohana (família) do Ironman, é apropriado honrar esses quatro indivíduos que foram alguns dos membros mais bem-sucedidos e influentes de nossa Ohana”, disse Andrew Messick, Presidente e CEO do Ironman Group
Tim DeBoom é bicampeão mundial do Ironman e o último americano a ganhar o Campeonato Mundial em Kona. DeBoom venceu em anos consecutivos, conquistando o título em 2002, após ter uma vitória emocionante em 2001, apenas um mês depois do “11 de setembro”. Na época de suas vitórias, DeBoom foi apenas o terceiro homem a vencer em anos consecutivos o evento, juntando-se a Dave Scott e Mark Allen. Além de suas vitórias, DeBoom terminou no pódio do Mundial de Ironman em 1999 e 2000. Ele foi introduzido ao “Triathlon Hall of Fame” dos EUA em 2015 e é um triatleta realizado além de Kona, tendo vencido o Ironman Nova Zelândia 1999, bem como o Ironman California 2001.
Kenneth Gasque é quatro vezes campeão de seu age group no Mundial de Ironman e o fundador do popular Ironman Lanzarote. Gasque foi inspirado pelas semelhanças entre o Havaí e Lanzarote e acreditava que a pequena ilha vulcânica era o local perfeito para replicar as condições para sediar um Ironman. Gasque começou a atuar como diretor de prova do Ironman Lanzarote em 1992 e permanece como diretor honorário até hoje. Sempre a cuidar dos atletas com sua experiência, Gasque tornou-se conhecido por estar na linha de chegada para cumprimentar e apertar a mão de cada pessoa que cruza a linha de chegada.
Michellie Jones é uma das triatletas mais talentosas de todos os tempos, deixando uma marca inegável no Ironman como a primeira mulher australiana a vencer o Campeonato Mundial em Kona. Como duas vezes Campeã Mundial de Triathlon da ITU (1992 e 1993) e Campeã Mundial de Triathlon XTERRA (1996), Jones levou seu imenso sucesso aos Jogos Olímpicos de 2000, conquistando a medalha de prata. Ela continuou a mostrar seu talento em todas as distâncias, e em 2005 venceu o Ironman Florida e foi vice-campeã na sua primeira aparição no Mundial de Ironman. Ela seguiu com uma vitória no Ironman Arizona de 2006 e, finalmente, venceu o Mundial de Ironman no mesmo ano. Ela voltou para as Olimpíadas novamente na Rio 2016 (foto de abertura), quando serviu como guia para a paratriatleta Katie Kelly, levando para casa a medalha de ouro. Jones foi introduzida ao Hall da Fama da ITU e no “Triathlon Australia Hall of Fame” e permanece ativa no esporte como treinadora.
Jan War é um dos principais membros fundadores da família Ironman. War tem sido voluntário da prova há quase 40 anos e é Diretor de Natação do Campeonato Mundial da Ironman há 32 anos. Originalmente criado na Ilha de Oahu antes de se mudar para Kailua-Kona em 1975, War ajudou a mostrar e moldar a importância do voluntariado no Ironman, pois auxiliou a supervisionar os cerca de 300 voluntários que ajudam anualmente o Mundial de Ironman.
Fundado em 1993, o “IRONMAN Hall of Fame” foi criado para homenagear pessoas que contribuíram muito para o crescimento da mais famosa série de provas de endurance do mundo. DeBoom, Gasque, Jones e War juntam-se a uma prestigiada lista de pessoas notáveis, homenageadas pelo que deram ao triathlon e ao Ironman, tanto dentro como fora da competição.