Atletas das longas distâncias fazem valer a experiência e se destacam no evento
Realizada neste sábado, em Samorin, Eslováquia, a 2ª edição da Collins Cup teve como campeão, mais uma vez, o Time Europa. O evento, disputado na distância total de 100 km (2 km de natação, 80 km de bicicleta e 18 km de corrida), foi muito bem organizado e com transmissão gratuita via streaming.
A Collins Cup foi introduzida pela PTO (Organização dos Triatletas Profissionais) em 2021, como parte de sua missão de levar o triathlon a um nível acima, com maior prestígio e premiação aos atletas profissionais. Modelado a partir da Ryder Cup de golfe, coloca equipes de atletas europeus, internacionais e americanos para se enfrentarem entre si.
Trinta e seis dos melhores triatletas profissionais do mundo lutaram ao longo do percurso de 100 km em doze partidas individuais, cada uma com dez minutos de intervalo, com três atletas frente a frente, um do Time Europa, Internacional e EUA, para decidir qual região rege o triathlon.
Com US$ 1,5 milhão em jogo novamente este ano, a maior bolsa do esporte, a prova foi ainda ainda mais rápida que 2021. Para nós, destaque para a primeira participação de uma atleta sul-americana no evento, a brasileira Vittoria Lopes, que correu no Match 4 e foi 2ª colocada, atrás de Nicola Spirig e à frente de Sophie Watts.
O Time campeão é definido com um sistema de pontuação, que varia de acordo com a diferença de tempo entre os atletas de cada Match. Ao final o Time Europa somou 53 pontos, o Time Internacional 38 pontos, e o Time USA 22,5 pontos.
Abaixo, os resultados de cada confronto.
Match 1
1 Daniela Ryf
2 Flora Duffy
3 Sarah True
Match 2
1 Ashleigh Gentle
2 Laura Philipp
3 Chelsea Sodaro
Match 3
1 Paula Findlay
2 Kat Matthews
3 Skye Moench
Match 4
1 Nicola Spirig
2 Vittoria Lopes
3 Sophie Watts
Match 5
1 Holly Lawrence
2 Jocelyn McCauley
3 Ellie Salthouse
Match 6
1 Anne Haug
2 Tamara Jewett
3 Jackie Hering
Match 7
1 Kristian Blummenfelt
2 Hayden Wilde
3 Ben Kanute
Match 8
1 Lionel Sanders
2 Sam Long
3 Sam Laidlow
Match 9
1 Magnus Ditlev
2 Rudy von Berg
3 Max Neumann
Match 10
1 Aaron Royle
2 Jason West
3 Patrick Lange
Match 11
1 Gustav Iden
2 Matt Hanson
3 Jackson Laundry
Match 12
1 Daniel Baekkegard
2 Braden Currie
3 Chris Leiferman