Pucón tem muita história e, por lá, já passaram grandes nomes do triathlon mundial
Em 1984 foi realizado o primeiro triathlon no Chile, em Laguna Carén na cidade de Santiago, sob a direção de Rafael Quiroga e José Luis Koifman, chegando a 150 inscritos. O vencedor foi Eduardo Valenzuela, seguido de Paolo Zanguellini e o terceiro lugar foi para Cristián Bustos. Na categoria feminina a vencedora foi Claudia Cortés.
Em 1986 o Santiago Triathlon teve ainda participantes estrangeiros começando com 800 metros de natação em Rungue, 53 de ciclismo e 12 de jogging, terminando no Sheraton Hotel. Devido a este sucesso, o gerente de vendas do Hotel Pucón manifestou a intenção de transferir esta prova para a cidade do sul, que se concretizou em fevereiro de 1987 com a disputa da primeira edição do Pucón Triathlon, foram 600 metros de natação, 20 km de ciclismo e 7 km de corrida. O vencedor desta primeira versão foi Cristián Bustos seguido de Paolo Zanguellini e Mario Fava.
Iniciado em 1987, na distância Sprint (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida), em 1988 o repórter americano C.J. Olivares, escreveu à Revista Thriatlete, sobre o evento e a beleza do ambiente que o envolveu, e como cativou os concorrentes que ano após ano disputavam a beleza dos locais. No entanto, foi difícil captar a participação de triatletas internacionais, as distâncias foram aumentadas para 1.600m de natação, 64km de ciclismo e 16km de corrida, e com a participação do lendário hexacampeão do Hawaii Ironman, Mark Allen, a prova atraiu mundialmente atenção e a chegada de triatletas de destaque ao evento como os americanos Scott Tinley, bicampeão no Havaí, Ken Glah, Chris McCormack, Peter Raid, Cameron Widoff, Tony DeBoom, Michael Lovato, o britânico Simon Lessing, os argentinos Oscar Galíndez, Eduardo Sturla, o ítalo-argentino Daniel Fontana, os brasileiros Leandro Macedo e Reinaldo Colucci e o chileno Cristián Bustos.
Entre as mulheres, destacam-se Lori Bowden, Heather Fuhr, Paula Newby-Fraser, Joanne King, Sian Welch, Wendy Ingraham, a canadense seis vezes Lisa Bentley e as chilenas Claudia Cortés, Bárbara Riveros e Valentina Carvallo.
Em 2001, foram adotadas as distâncias de 1.900 metros de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida, tornando-se o primeiro triathlon realizado no Chile no formato “Meio Ironman”.
Em 2007, esta prova passou a fazer parte do circuito mundial de Ironman, rebatizado de Ironman 70.3 Pucón/Chile. Abaixo, confira os vencedores de um dos mais belos eventos de triathlon do mundo.