Tradicional Mavic em processo de liquidação

A marca foi criada em 1889 e é fornecedora do Tour de France há 40 anos

A tradicional marca francesa Mavic, fabricante de rodas para bicicletas, foi colocada em liquidação, de acordo com um relatório da Agence France-Presse (AFP), nesta quinta-feira. Os sindicatos franceses exigiram responsabilidade da ex-controladora Salomon e de seu principal acionista, Amer Sports, após a venda da empresa em 2018.

A Mavic emprega 250 pessoas em todo o mundo, incluindo 200 na França. A marca foi criada em 1889 e é fornecedora do Tour de France há 40 anos – seus icônicos carros e motos amarelos fazem o chamado “serviço neutro”, de apoio emergencial aos ciclistas, principalmente quando o carro de apoio da equipe não está por perto. Em 2017, a empresa estendeu seu contrato com a ASO até 2022.

A ex-controladora Salomon vendeu a Mavic no ano passado para o fundo de investimento californiano Regent LP, de acordo com um relatório de uma reportagem regional da France3. Antes da venda, a Amer Sports, um grupo finlandês que é o principal acionista da Salomon, removeu a Mavic de suas contas de 2018. A Amer Sport foi comprada por um grupo chinês em março de 2019.

A France 3 informou que a Mavic enfrentou dificuldades financeiras e foi submetida a um processo de conciliação em dezembro. Toda essa negociação está sob investigação, com sinais de que ocorreram operações ilícitas.

Fonte: cyclingnews.com

Redação

press@trisportmagazine.com