O core é composto por 29 músculos, mas os principais são glúteos, abdominais, lombares e oblíquos
Por Fabíola Vieira
A dica da Fisio de hoje são exercícios para trabalhar o core. Essa musculatura fica ao redor de toda região do tronco, na linha da lombar. Ele é composto por 29 músculos, mas os principais são glúteos, abdominais, lombares e oblíquos.
O core é responsável pela estabilização do tronco e quadril durante a corrida, evitando compensações e lesões, além de transferir potência para os membros inferiores no pedal; um core bem trabalhado aumenta a potência gerada durante o ciclismo e mantém o corpo alinhado durante a natação, permitindo um deslize mais eficiente do corpo na água.
Como fazer:
Exercício 1 – Deitado(a) de barriga para cima, braços esticados e elevados na altura do quadril, soltar o ar e ativar o core ao levar os joelhos em direção à testa. Ainda com o core ativado, apoiar os braços no chão e elevar o quadril.
Exercício 2 – Deitado(a) de barriga para baixo, elevar tronco, braços e pernas com cotovelos e joelhos esticados. Com mãos e pés apoiados no chão, joelhos esticados, elevar o quadril tentando colocar a coluna no meio dos braços.
Exercício 3 – Em posição de prancha com cotovelos e joelhos esticados, dobrar um joelho e girar o tronco lateralmente. Mantenha o core ativado em todos os movimentos.
Confira abaixo os vídeos dos exercícios:
Fabíola Vieira é fisioterapeuta e triatleta. @fabiolabvieira