Para o atleta adquirir a confiança necessária bastam três passos fundamentais. Conheça-os:
Por Rodrigo Tosta
No dicionário, confiança é a coragem proveniente da convicção em seu próprio valor, um sentimento de certeza.
É verdade que a personalidade de algumas pessoas aumenta ou deprecia esse sentimento; entretanto, embora seja mais natural para alguns, não tenha dúvidas de que a confiança possa ser construída em todos.
Mesmo que comece pequena, a confiança é construída ao completar tarefas ou objetivos que você estabeleceu, sabendo que a cada passo, você está começando a adquirir um certo controle das situações.
Três passos
Para o atleta adquirir a confiança necessária bastam três passos fundamentais:
1) Não ter nenhuma dúvida de que seu cronograma de treinos é o melhor possível para sua preparação – a dúvida é a maior inimiga da confiança!
2) Realizar algumas sessões de treinos em ritmo de competição para garantir que você é capaz de sustentar essas intensidades – treinar sempre abaixo do ritmo de prova faz com que seu corpo responda da mesma forma no dia da competição. Esperar algo diferente seria uma ilusão!
3) Aprender a gerenciar as dificuldades externas que podem atrapalhar o desempenho em competições – sabendo como lidar com cada situação, você aumenta seu controle pessoal e reduz os efeitos das influências negativas em sua performance.
Confiança, basicamente, reflete a capacidade do atleta criar sucesso em sua mente. Acreditar no seu plano de treinos, nas suas realizações durante o treinamento e em suas experiências com as adversidades nas competições são as melhores ferramentas para desenvolvê-la.
Rodrigo Tosta é Diretor e Técnico da RT Performance. @rt.performance @rodrigotosta