Prestes a completar nove anos de funcionamento, em setembro de 2015, o Projeto Monike Azevedo – Esporte e Valores Olímpicos, idealizado pela triatleta que lhe dá nome, é uma iniciativa pioneira dentro das instalações da Marinha do Brasil. Monike é triatleta há 21 anos e reconhecida como uma das grandes incentivadoras de novos talentos no Brasil; e a história lhe deu base, pois é nascida em Niterói (RJ), cidade famosa por gerar grandes triatletas para o país.
Com sede na Escola Almirante Carneiro Ribeiro, a escolinha de triathlon, hoje, utiliza as dependências da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) para ensinar natação, ciclismo e corrida gratuitamente a crianças e jovens de 7 a 16 anos. Com capacidade para atender 120 crianças, o Projeto fornece aos alunos todo o material necessário à pratica esportiva como bicicletas, material de natação e uniforme completo para as três modalidades.
Entre as crianças e jovens participantes, também foram selecionados alunos que se destacaram para a formação da Equipe de Alto Rendimento, visando treinamento intensivo e participação em competições oficiais, como Campeonato Mundial, Brasileiro e Estadual.
Vice-campeão por equipes em 2010 e campeão por equipes em 2011 pela FETERJ, o projeto Monike Azevedo Esporte e Valores Olímpicos, pretende promover, apoiar, favorecer e divulgar atividades de desenvolvimento esportivo, visando à proteção da infância e adolescência, através do desenvolvimento de projetos de caráter social, recreativo, educacional e esportivo.
Mesmo envolvida em treinos e competições, Monike se dedica com intensidade ao projeto: “Nove anos depois da criação, o Projeto – um centro de preparação em triathlon viabilizado inicialmente, com o apoio da Prefeitura – hoje conta com o apoio e infraestrutura da Marinha do Brasil, na Base Aero Naval de São Pedro da Aldeia. Nosso objetivo principal no momento não é ampliar e sim melhorar ainda mais a qualidade de tudo aquilo que fazemos. Onde o intuito é formar um cidadão de bem, e também revelar novos talentos para o esporte”, finaliza ela.
Para conhecer mais, clique aqui