Triathlon Virtual das Federações começa em setembro

Provas terão o objetivo de levar o Triathlon a todas as pessoas e lugares

Em tempos de pandemia, decretos e proibições, muitos atletas deixaram de realizar suas atividades físicas e diversas provas foram canceladas. Um cenário desanimador para quem gosta de esportes e da motivação de seus treinos e competições. Com o apoio da tecnologia, foram criadas formas de manter estes atletas treinando e competindo. Além disso, a tecnologia proporcionou levar o esporte a todos e em qualquer lugar, angariando um novo público e gerando entretenimento através das transmissões ao vivo e simultânea de centenas de atletas.

Com isso em mente, o “Triathlon Virtual das Federações” foi idealizado por Cleber Castro, Presidente da Federação Baiana de Triathlon. “A proposta é bastante inclusiva, abrangente e inovadora. É capaz de chegar a todo lugar e possibilita a qualquer pessoa ser impactada pelo Triathlon. Um dos grandes desafios é desmistificar a percepção de que, por ser virtual, se trata de 100% virtual. As pessoas são reais, os esforços são reais e o meio também é real, podendo inclusive ser ao ar livre, como é o caso da modalidade Outdoor ou Híbrida. A virtualidade está na flexibilidade de fazer onde e quando quiser, e ainda ser possível levar a diferentes públicos e qualquer horário. O próprio Soloman é já possui a característica de prova livre de horários, datas e público, assim como os treinamentos também. Estamos apenas transformando esses formatos, através da organização de horários, equipamentos e meios, e compartilhando para muitos mais pessoas. Muitos triatletas possuem disponibilidade de provas e acessibilidade ao esporte. Por outro lado, ainda temos muito, mas muito mesmo, pessoas que se quer já tiveram ou viram de perto uma prova de Triathlon, então objetivo é levar para todos fazendo a interseção entre as demandas, habilidades, tecnologias e possibilidades”, revelou ele.

No Triathlon das Federações, que será realizado nos meses de setembro, outubro e novembro, os atletas podem realizar as distâncias no formato Outdoor, Indoor ou Híbrido. O formato Outdoor, somente para aquelas cidades em que existe liberação das praias e pistas de corrida e/ou ciclismo. Já o triathlon indoor, requer que o atleta realize o nado seco (em casa com borracha de soro) ou de forma estática na piscina (preso com uma corda). O Ciclismo do Triahtlon indoor é feito através de uma pista virtual, onde os atletas pedalam em suas bicicletas em suas respectivas casas, mas ficam conectados pelo software, vendo uns aos outros de forma virtual e vivendo uma real experiência competitiva. Já a corrida deste formato é realizada na esteira. O Triathlon Híbrido é a mistura do Indoor com o Outdoor.

Um dos maiores nomes do triathlon nacional, Bia Neres (foto de abertura), está inscrita, bem como Viça Saraiva (foto acima), campeão geral amador do Ironman Brasil do ano passado, e o jovem triatleta profissional Bruno Vieira, que também já se inscreveu. Para participar e verificar os detalhes e formato das provas, visite o site do evento. O Triathlon Virtual das das Federações tem a realização da Federação Baiana de Triathlon – FEBATri, co-Realização das Federações de Alagoas, Acre, Pernambuco, Tocantins, São Paulo, Espírito Santos, Rio Grande do Sul, Paraíba, Paraná e Rondônia. O evento conta com o apoio do Grupo Aratu – SBT, Tv Aratu e Aratu Online, Max Recovery, Governo do Estado da Bahia – Sudesb e Setre e Tri Sport Magazine.

Redação

press@trisportmagazine.com