Triatleta americano Collin Chartier é pego no Doping

Campeão do US Open admite uso de EPO, é suspenso por 3 anos e diz não querer retornar ao esporte profissionalmente

O vencedor do PTO US Open de 2022, Collin Chartier, foi suspenso por três anos pela Agência Internacional de Testes (ITA) depois de testar positivo para EPO em um teste de doping fora de competição em 10 de fevereiro de 2023.

O ITA é o órgão designado para lidar de forma independente com o gerenciamento de resultados, inteligência e investigações sobre violações de regras antidoping em nome do Ironman.

Em comunicado divulgado por Chartier, o americano compartilhou que não tem planos de voltar ao triathlon profissional e assume total responsabilidade por suas ações. Sua admissão antecipada de culpa é a razão para um período de inelegibilidade de três anos, em vez dos típicos quatro anos.

Em uma postagem compartilhada no Instagram imediatamente após a divulgação da notícia, Chartier detalhou o que o levou a recorrer ao uso de uma droga para melhorar o desempenho, compartilhando que começou a usá-la “em novembro”.

Chartier chocou o mundo do triathlon em setembro passado no PTO US Open, quando após vencer o Iromnan Mont Tremblant no mês anterior , venceu também umas das provas  de meia distância mais competitivas de 2022, junto com o prêmio de $ 100.000. Ele está atualmente em 14º lugar no ranking mundial, divulgado mais recentemente.

“Senti que perdi meu rumo no esporte”

Em sua postagem no Instagram [na qual ele faz referência a 2024, mas potencialmente significa 2023], Chartier disse:

“Comecei a usar este PED em novembro, depois de sentir que perdi meu rumo neste esporte. No momento eu estava ferido e doente e senti que tinha que fazer isso se quisesse ter o sucesso que queria."

“Sentimentos de intensa pressão e expectativas de vencer as maiores provas em 2023, além de me sentir infeliz com os sacrifícios pessoais que fiz. Na minha cabeça pensei que tinha que me privar de amizades, felicidade, socialização e diversão nos treinos para ser o melhor, e perdi o amor pelo esporte.”

“Não tenho planos de voltar ao esporte profissionalmente”

Chartier, acrescentou um pedido de desculpas a todos em sua equipe junto com a declaração:

“Sinto muito e quero me desculpar com minha família, amigos, torcedores e o esporte em geral. Fui suspenso por controle antidoping positivo fora de competição e estou suspenso por três anos. Não tenho planos de voltar ao triathlon profissionalmente.

“Não vou dar a mim mesmo ou a qualquer outra pessoa a desculpa de merda como um burrito contaminado ou uma vacina covid contaminada. Fiz uma escolha terrível e agora enfrentarei as consequências, assumirei e seguirei em frente.

Deixe seu comentário

comentários

Redação

redacao@golonger.com.br