Triatleta completa Ultraman durante o Triathlon Virtual das Federações

Evento uniu triatletas de várias distâncias através da tecnologia

O contexto da pandemia fez com que as pessoas, empresas e entidades se adaptassem e reinventassem. Isso ocorreu também no esporte, principalmente no Triathlon. Pensando assim, a Federação Baiana de Triathlon – FEBATRI, juntamente com as demais Federações de Triathlon do Brasil, ofereceram o Triathlon Virtual das Federações, onde os triatletas, de maneira presencial ou virtual, tinham a oportunidade de fazer um triathlon nas mais variadas distâncias… até num Ultraman!

Do público infantil aos veteranos, as provas foram inclusivas, indo do Fast Sprint (400m de natação, 10km de ciclismo e 2km de corrida) ao Ultraman, distância que teve um atleta inscrito, o baiano Absamar Simões, que no primeiro dia nadou 10km na piscina em 3:01:49 e pedalou mais 145km em 5:38:54 na avenida Olívia Flores – em Vitória da Conquista (BA), cidade do atleta –, no segundo dia, na mesma avenida, pedalou mais 276km em 11:27:41, e no 3º dia correu 84.4km em 10:53:58. Isso tudo em três dias, fazendo o mesmo formato utilizado no Ultraman Hawaii e fechando no tempo total de 31:02:22.

FLEXIBILIDADE
Os atletas ganharam a possibilidade de poder realizar as competições de qualquer lugar do Brasil, em ambiente fechado, como dentro de casa, academia ou condomínio, ou da forma tradicional, em ambiente ao ar livre, como mar, rio, rua ou estrada. Além da flexibilidade de datas, horários e lugares, o Triathlon Virtual das Federações contou com um evento de encerramento no último domingo, com a transmissão ao vivo pelo Youtube e “Flashes” ao vivo dos atletas realizando suas provas ou convidados especiais, comentando sobre o evento.

ENCERRAMENTO
No dia principal do evento, na data de 08 de novembro de 2020, aconteceu o ápice da competição. Como muitos atletas estariam realizando as suas provas em ambiente externo, foi criado uma prova especial com a participação de atletas profissionais de alto rendimento (Bruno Vieira , Lucas Souza, Lucas Galdino, Jonathan Merlo, Thor Noguerol e Manuela Lereno), em uma academia na cidade de Salvador. Esta prova especial foi adicionada à transmissão ao vivo do evento e contou com a sua realização inteiramente dentro da academia, utilizando a piscina para nadar, bicicletas presas ao rolo de ciclismo e integradas a uma pista virtual compartilhada com atletas do mundo inteiro e corrida na esteira, também em percurso virtual, possibilitando novos e futuros formatos de competições e oportunidades para o mercado. A academia Alpha Fitness, sediou a competição especial “indoor”, aprovando este novo formato de realizar um evento de Triathlon.

“Ainda vivemos um momento de incertezas, mas uma coisa é certa, o Triahlon Virtual das Federações irá continuar e conviverá com os formatos tradicionais” – Finaliza Cleber Castro, presidente da Federação Baiana de Triathlon – FEBATRI.

O evento contou com apoio especial do Governo do Estado da Bahia, SUDESB – Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia e SETRE – Secretaria de Trabalho, Renda e Esporte do Estado da Bahia. Além do apoio da Academia Alpha Fitness, Grupo Aratu, trisportmagazine.com, Eco Fit Store, SPN Telecom, Arena Eventos e EVE Treinamentos.

Redação

press@trisportmagazine.com